Notícias

14/01/2022 às 11:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

NetworkManager 1.34 melhora suporte ao WireGuard

Desempenho da VPN deve ficar melhor.

NetworkManager 1.34 melhora suporte ao WireGuard

O NetworkManager acaba de ser atualizado para a versão 1.34 que melhora o suporte ao WireGuard. O NetworkManager é um popular gerenciador de conexões de rede. O programa é muito usado pelas distribuições GNU/Linux modernas. Assim, o NetworkManager 1.34 é a mais nova série estável e traz novos recursos e aprimoramentos depois de quase 7 meses sendo desenvolvido.


O principal destaque do NetworkManager 1.34 é que ele melhora ainda mais o suporte ao protocolo e implementação do túnel VPN WireGuard. Sendo assim, introduz suporte para perfis WireGuard na interface de usuário de texto do NetworkManager (nmtui). Por outro lado, melhora a importação de perfis WireGuard com domínio e endereço DNS família desabilitada. Isso é feito por meio da interface de linha de comando (nmcli).

Além disso, a partir desta versão, a importação do WireGuard de arquivos de configuração wg-quick por meio da interface de linha de comando do NetworkManager (nmcli) não define mais uma “prioridade de DNS” negativa e exclusiva. Assim, deve melhorar o suporte para configurações de DNS de divisão comum que usam systemd-resolved. Os desenvolvedores recomendam que os usuários ajustem a “prioridade de DNS” após a importação.

NetworkManager 1.34 melhora suporte ao WireGuard

NetworkManager 1.34 melhora suporte ao WireGuard
NetworkManager 1.34 melhora suporte ao WireGuard

O NetworkManager 1.34 também apresenta:

  • suporte para configurar DNS sobre TLS (DoT) com resolução de sistema;
  • melhorias no tratamento de erros resolvidos por sd ao resolver nomes de host;
  • ganha vinculação com LLD 13 (um novo vinculador de alto desempenho);
  • adiciona suporte para configuração de fila- id de uma porta de bond;
  • e adiciona os aliases nmcli device up|down.

Entre outras mudanças, o NetworkManager:

  • espera por IPv4 e IPv6 com “ip=dhcp,dhcp6”;
  • não avalia mais eventos de netlink para objetos de controle de tráfego (qdiscs e filtros);
  • envia solicitações de roteador antes do vencimento;
  • envia configurações de IP para o DNS manager anteriormente;
  • e o padrão é mostrar ‘default’ em vez de um endereço nulo nas seções route4 ou route6 ao invocar o comando nmcli sem argumentos.

O NetworkManager 1.34 também adiciona um serviço interno nm-priv-helper. Ele poderá ser usado para separar privilégios. Temos ainda o suporte para descartar recursos do daemon NetworkManager.

O NetworkManager 1.34 é a mais recente versão estável do programa de código aberto. Ele serve para detectar e configurar interfaces de rede em sistemas operacionais GNU/Linux. O programa pode ser baixado aqui. No entanto, isso só recomendável para quem sabe fazer a compilação sem problemas, pois exige conhecimentos avançados para isso. Os demais usuários devem esperar a chegada do programa nos repositórios de sua distribuição Linux favorita.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×