Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

03/08/2021 às 15:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

WireGuard ganha porta nativa de alto desempenho para o kernel do Windows

Conheça os detalhes desta novidade.

WireGuard ganha porta nativa de alto desempenho para o kernel do Windows

O excelente túnel VPN seguro de código aberto WireGuard tem visto uma adoção crescente no Linux, agora que está no kernel principal por um tempo, e também vendo um progresso contínuo nos BSDs. Embora tenha havido a versão beta do WireGuard para Windows no espaço do usuário, “WireGuardNT” foi anunciado agora como uma porta nativa de alto desempenho para o kernel do Windows.

Esta porta WireGuard para o kernel do Windows NT começou como uma porta do código-base do kernel Linux atual, mas depois se adaptou para se ajustar melhor ao kernel do Windows e suas APIs. Jason Donenfeld, fundador da WireGuard, comentou:

O resultado final é uma implementação profundamente integrada e de alto desempenho do WireGuard para o kernel NT, que faz uso de toda a gama de recursos do kernel NT e NDIS. Para a plataforma Windows, este projeto é um grande negócio para mim, pois marca a graduação do WireGuard a ser um componente sério do sistema operacional, destinado a um uso mais sério. É também um lançamento de código aberto bastante significativo, já que geralmente não há muito (embora haja algum) código de driver cripto-NIC de código aberto que faça esse tipo de coisa enquanto reúne vários recursos do kernel no processo.

WireGuard ganha porta nativa de alto desempenho para o kernel do Windows

WireGuard ganha porta nativa de alto desempenho para o kernel do Windows

Este novo WireGuardNT para o kernel deve ser muito superior e mais rápido do que sua implementação anterior no espaço do usuário para Windows.

No momento, o driver do kernel é considerado experimental, mas será implementado gradualmente e os usuários podem habilitar o driver experimental através do registro do Windows. Eventualmente, a esperança é remover a implementação do WireGuard Go/WinTUN.

WireGuardNT, em minúsculas como “wireguard-nt” como os outros repositórios, começou como um porta da base de código do Linux, para que pudéssemos nos beneficiar da análise e escrutínio de que esse código já recebeu. Após a portabilidade inicial esforços lá foram bem-sucedidos, a base de código do NT rapidamente divergiu para se ajustar bem com APIs nativos de NTisms e NDIS (pilha de rede do Windows). O resultado final é um implementação profundamente integrada e de alto desempenho do WireGuard para o NT kernel, que faz uso de toda a gama de recursos do kernel do NT e NDIS.

Para a plataforma Windows, este projeto é muito importante para mim, pois marca o graduação do WireGuard como um componente sério do sistema operacional, significou para um uso mais sério. É também um lançamento de código aberto bastante significativo, como geralmente não há muitos (embora haja alguns) cripto-NIC de código aberto código de driver já disponível que faz esse tipo de coisa enquanto puxa juntos vários recursos do kernel no processo.

Mais detalhes sobre o WireGuardNT para aqueles interessados em usar uma implementação rápida do WireGuard no Windows, consulte este anúncio da lista de discussão.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.