NetworkManager 1.42 vem com novidades para Ethernet

Esta versão também adiciona suporte a rotas IPv4 ECMP e a capacidade de especificar nomes vhost (SNI) para um servidor DNS sobre TLS.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

A ferramenta de gerenciamento de rede e de código aberto NetworkManager para distribuições GNU/Linux foi atualizada hoje para a versão 1.42. Assim, esta é uma nova série estável que traz muitos novos recursos e muitas melhorias. Portanto, o NetworkManager 1.42 vem com novidades para Ethernet.

O NetworkManager 1.42 está aqui quase seis meses após o NetworkManager 1.40 e apresenta suporte para balanceamento de carga de origem para Ethernet Bonds, suporte para rotas IPv4 ECMP, suporte para marcação 802.1ad para VLAN, suporte para túneis IP VTI e VTI6, bem como suporte para “ other_config” para pontes, portas ou interfaces OVS.

Esta versão também adiciona a capacidade de especificar nomes vhost (SNI) para um servidor DNS sobre TLS por meio do plug-in resolvido pelo sistema, permite ativar conexões de rede em uma interface de loopback e adiciona suporte para edição Wi-Fi WPA-Enterprise, Ethernet com autenticação 802.1X e perfis de conexão MACsec na IU baseada em texto (nmtui).

NetworkManager 1.42 vem com novidades para Ethernet

A interface de linha de comando (nmcli) também foi atualizada para aceitar abreviações para o UUID com o seletor de conexão em nmcli connection $operator uuid $uuid, e para alterar as propriedades connection.uuide connection.typeno modo offline, bem como para definir o UUID ao criar uma nova conexão.

NetworkManager 1.42 vem com novidades para Ethernet

Outros novos recursos do NetworkManager 1.42 incluem um evento de despachante “reaplicar”, uma nova ip-tunnel.fwmarkpropriedade, a capacidade de expor o ID do cliente DHCP e o DUID DHCPv6 junto com as informações de concessão e suporte para recusar concessões DHCPv6 quando os endereços falham no DAD.

Além disso, o NetworkManager 1.42 adiciona uma nova ipv[46].auto-route-ext-gwpropriedade para suprimir a adição de uma rota direta para gateways VPN externos, adiciona as propriedades ovs-dpdk.n-rxq-desc, ovs-dpdk.n-txq-desc, ovs-interface.ofport-requeste ovs-port.trunksao Open vSwitch e adiciona –wait 2invocações de iptables para lidar com corridas com chamadas simultâneas, o que corrige o mau comportamento ao usar o IPv4 modo compartilhado.

Muitas melhorias internas e correções de bugs também estão presentes nesta versão, juntamente com melhorias na documentação. Como este é um lançamento principal, é recomendável atualizá-lo assim que chegar aos repositórios de software estáveis ??de sua distribuição GNU/Linux.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.