Nova atualização do Raspberry Pi OS traz aprimoramentos de desktop e suporte ao NetworkManager

As novas imagens vão rodar em diferentes modelos do Raspberry Pi.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

Hoje, a Raspberry Pi Foundation lançou uma nova atualização de seu sistema operacional Raspberry Pi baseado em Debian para os pequenos computadores Raspberry Pi. Esta nova versão traz muitos aprimoramentos para a área de trabalho, além de novos aplicativos e correções de bugs.

Ainda alimentada pela série de kernel Linux 5.15 LTS com suporte de longo prazo , que foi atualizada para o kernel Linux 5.15.61, a nova atualização do Raspberry Pi OS está aqui para aprimorar ainda mais o ambiente de desktop PIXEL baseado em LXDE com um novo plugin de menu principal para o painel que apresenta recursos de pesquisa de texto.

Além disso, o painel recebe um novo plug-in de rede compatível com o NetworkManager, que agora está instalado por padrão, mas desativado, um novo plug-in de entrada de áudio separado que apresenta volume do microfone e seleção de entrada, novos atalhos de teclado para abrir plug-ins Wi-Fi e Bluetooth, e notificações atualizadas que são exibidas com um pequeno atraso após a inicialização e entre cada uma.

Nova atualização do Raspberry Pi OS traz aprimoramentos de desktop e suporte ao NetworkManager

Também atualizado nesta nova versão do Raspberry Pi OS é o assistente de inicialização Piwiz para permitir que você selecione o NetworkManager como o software padrão para gerenciar conexões de rede, bem como desativar “root” como um nome de usuário ao criar uma conta. Além disso, a ferramenta de configuração de linha de comando raspi-config agora também permite alternar entre dhcpcd e NetworkManager.

Outros aprimoramentos da área de trabalho incluem a capacidade de redimensionar menus após serem desenhados. Entre outras mudanças, o Picamera2 agora está pré-instalado como um substituto baseado em libcamera para o Picamera que oferece uma interface Python para a pilha de câmeras legada do Raspberry Pi, o OpenJDK 17 agora está instalado por padrão nas imagens completas e a ferramenta CLI rc_gui foi atualizada para permitir que você defina apenas nomes de host válidos.

Correções de bugs

Nova atualização do Raspberry Pi OS traz aprimoramentos de desktop e suporte ao NetworkManager

Por outro lado, também existem as correções de bugs usuais que abordam um problema de uso de 100% da CPU no gerenciador de arquivos após desmontar um item da área de trabalho, tornar o redesenho da bandeja do sistema mais robusto, corrigir o plug-in Updater para não falhar mais em 32 bits (x86) imagens, corrija um problema que impede que você alterne entre layouts de teclado internacionais e melhore a alternância entre as sessões Wayland e X11.

O novo Raspberry Pi OS também torna a comutação de dispositivos ALSA no utilitário raspi-config CLI compatível com dispositivos de terceiros e força a “ligação” do hardware Bluetooth quando eles são desbloqueados com rfkill.

Além disso, todas as imagens do Raspberry Pi OS agora são fornecidas com partição raiz formatada com a opção metadata_csum, bem como com 4 setores por cluster para um pequeno aumento de desempenho. Além disso, a opção de montagem flush foi removida da partição /boot.

Você pode baixar a nova atualização do Raspberry Pi OS no site oficial para placas Raspberry Pi de 32 ou 64 bits, incluindo Raspberry Pi 1, Raspberry Pi 2, Raspberry Pi 3B, Raspberry Pi 3B+, Raspberry Pi 3A+, Raspberry Pi 4, Raspberry Pi 400, Raspberry Pi CM3, Raspberry Pi CM3+, Raspberry Pi CM4 e Raspberry Pi Zero 2 W .

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.