Niantic demite centenas de funcionários e cancela jogos da NBA e da Marvel

Seria mais um sinal de crise no setor de tecnologia?

Claylson Martins
3 minutos de leitura

A empresa Niantic demite cerca de 230 funcionários e cancela jogos da NBA e da Marvel. Este é mais um sinal de crise no setor de tecnologia e agora, afeta a desenvolvedora do Pokémon GO, demitiu 230 funcionários hoje, apenas um ano depois de demitir cerca de 90 funcionários. Portanto, a Niantic demite centenas de funcionários e cancela jogos da NBA e da Marvel.

Durante as demissões do ano passado, a Niantic cancelou quatro projetos, incluindo um jogo Transformers. Alguns jogos da Niantic terão o mesmo destino desta vez. Depois de quatro meses na App Store, a Niantic está encerrando o NBA All-World ; a empresa também cancelará a produção de um jogo baseado na franquia Marvel.

“Na sequência do aumento de receita que vimos durante a Covid, aumentamos nosso número de funcionários e despesas relacionadas para buscar o crescimento de forma mais agressiva”, escreveu o CEO John Hanke em um e-mail aos funcionários, publicado no blog da empresa.

Esse tem sido um refrão comum entre as centenas de empresas de tecnologia que realizaram demissões no ano passado – empresas alegaram que contrataram demais durante a pandemia e agora precisam dimensionar corretamente suas equipes. No caso da Niantic, Hanke disse que a receita voltou aos níveis pré-pandêmicos e os novos projetos não geraram tanta receita quanto eles esperavam.

Niantic demite centenas de funcionários e cancela jogos da NBA e da Marvel

Um desses novos projetos é o Peridot, um jogo para celular semelhante ao Tamagotchi. A primeira tentativa da Niantic de IP original desde o Ingress, o Peridot foi lançado em maio. Mas, de acordo com a empresa de inteligência de mercado Sensor Tower, o Peridot obteve apenas US$ 1,4 milhão em receita bruta de compras no aplicativo até agora.

Peridot é um jogo tecnologicamente sofisticado, completo com um sistema de reprodução robusto que torna os animais de estimação de cada jogador geneticamente únicos. Mas os jogadores ficaram desapontados no lançamento, já que muitos dos recursos mais interessantes do jogo são pagos. A única maneira de chocar um novo Peridot, por exemplo, é pagar $ 5 por um item do jogo. E depois de pagar para chocar um Peridot, você descobre que também precisa pagar se quiser que seu novo animal de estimação tenha certos padrões ou estilos de pelo exclusivos.

O Pokémon GO é a vaca leiteira da Niantic, arrecadando mais de US $ 1 bilhão em compras no aplicativo a cada ano desde 2020. Mas os jogadores também se sentem menosprezados pelo sistema de compras no aplicativo da Niantic.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.