Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

03/08/2021 às 14:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Nitrux 1.5.1 lançado com o KDE Plasma recente

Nitrux 1.5.1 lançado com o KDE Plasma recente

Acaba de sair a mais nova versão da distribuição Linux Nitrux. O anúncio é do principal desenvolvedor, Uri Herrera. Sendo assim, saiba mais sobre o lançamento e disponibilidade geral do Nitrux 1.5.1, uma nova atualização para esta poderosa distribuição Linux baseada no Debian GNU/Linux e que utiliza as tecnologias KDE e Qt mais recentes.

O Nitrux 1.5.1 parece ser uma pequena atualização da série Nitrux 1.5 que foi lançada no mês passado como uma das primeiras a oferecer suporte à série de kernel Linux 5.13. Agora, a nova versão vem com kernels atualizados, incluindo Linux 5.4.137 LTS como o kernel padrão, bem como Linux 5.10.55 LTS e Linux 5.13.7, que podem ser instalados a partir dos repositórios.

Nitrux 1.5.1 lançado com o KDE Plasma recente

Além disso, o Nitrux também oferece suporte a kernels Liquorix e Xanmod, atualmente Linux 5.12.0-19.3, 5.13.7 e 5.13.7-cacule, bem como kernels Linux-Libre LTS e não LTS, atualmente Linux 5.10.55 e 5.12.19, todos os quais podem ser instalados a partir dos repositórios.

Por outro lado, o lançamento do Nitrux 1.5.1 inclui componentes atualizados, começando com o ambiente de desktop KDE Plasma 5.22.4 mais recente, que é acompanhado pelos pacotes de software KDE Frameworks 5.84 e KDE Gear 21.04.3, e continuando com Heroic Games Launcher 1.8.2 e o navegador Mozilla Firefox 90.

Também atualizado nesta versão está o instalador gráfico do Calamares, que agora usa os módulos QML adicionados recentemente para as páginas de Boas-vindas, Local, Teclado e Usuários. Olhando as imagens abaixo, tenho que admitir que elas parecem muito boas e devem tornar a instalação do Nitrux mais agradável.

Obviamente, este lançamento também inclui todas as atualizações de segurança mais recentes dos repositórios de software “Buster” do Debian GNU/Linux 10, mas destina-se apenas a novas instalações. Os usuários existentes do Nitrux 1.5 podem atualizar suas instalações executando o comando a seguir em um emulador de terminal:

 sudo apt update && sudo apt full-upgrade

Outra opção é usar o gerenciador de pacotes Plasma Discover.

Resumo das principais características do novo Nitrux:

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.