Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

30/06/2021 às 14:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Nitrux 1.5 oferece suporte ao kernel Linux 5.13 e vem com KDE Plasma 5.22

Nitrux 1.5 oferece suporte ao kernel Linux 5.13 e vem com KDE Plasma 5.22

A distribuição Nitrux acaba de lançar a versão 1.5 que oferece suporte ao kernel Linux 5.13 e vem com o novo ambiente de trabalho KDE Plasma 5.22. O anúncio é do principal desenvolvedor do projeto, Uri Herrera. Então, segundo ele, esta é a maior e mais recente lançamento desta distribuição GNU/Linux baseada em Debian e KDE Plasma para uso geral.

Sendo assim, o ciclo de lançamento mensal continua, e o Nitrux 1.5 está aqui como uma das primeiras distribuições GNU/Linux a oferecer a recém-lançada série do kernel Linux 5.13 em seu repositório de software. Tenho que admitir, os desenvolvedores do Nitrux foram muito rápidos para compilar e empacotar o novo kernel, que traz muitos recursos interessantes.

Nitrux 1.5 oferece suporte ao kernel Linux 5.13 e vem com KDE Plasma 5.22

Portanto, o Nitrux adere a um kernel LTS (Long-Term Support) por padrão, então este lançamento vem com o kernel Linux 5.4.128 LTS pré-instalado. Se, posteriormente, após a instalação, você quiser atualizar para um kernel mais novo, como Linux kernel 5.10 LTS ou Linux kernel 5.13, você pode instalá-los a partir dos repositórios usando os seguintes comandos:

sudo apt install linux-image-mainline-lts sudo apt install linux-image-mainline-current

O primeiro é voltado para a instalação do Linux kernel 5.10 LTS. Já o segundo comando vai instalar o Linux kernel 5.13.

O lançamento do Nitrux 1.5 também vem com um ambiente de área de trabalho atualizado, ou seja, o melhor e mais recente KDE Plasma 5.22. O segundo lançamento pontual é incluído por padrão, junto com os pacotes de software KDE Gear 21.04.2 e KDE Frameworks 5.83.

Entre outras mudanças, este novo lançamento do Nitrux vem com layouts atualizados do Latte Dock para usar o recurso Floating Dock, dez novos papéis de parede, dois dispositivos virtuais para quem deseja usar o Nitrux em uma máquina virtual e aplicativos atualizados, incluindo Firefox 89.0.2LibreOffice 7.1.4, Heroic Games 1.7.2 e Pacstall 1.4.

Se você quiser experimentar o Nitrux, você pode baixar a versão mais recente agora mesmo do site oficial. Os usuários existentes precisam apenas atualizar suas instalações para receber as novas versões do software. Do mesmo modo, você poderá conferir o anúncio oficial de lançamento ao clicar neste link.

  • LibreOffice atualizado para a versão 7.1.4.2.
  • Firefox agora está na versão 89.0.2.
  • Heroic Games Launcher para versão 1.7.2
  • Atualizado o pacstall para a versão 1.4.

Adicionamos dois dispositivos virtuais para aqueles interessados ??em experimentar o Nitrux em uma máquina virtual. Os dispositivos virtuais são criados usando o VirtualBox 6.1.22. Abaixo está uma tabela de comparação da configuração padrão dos aparelhos virtuais. Depois de adicionar os dispositivos virtuais, todas as configurações de hardware podem ser configuradas para se adequar aos recursos do host. A senha para os dispositivos virtuais e o usuário padrão é Nitrux. Nenhum software extra (além do Oracle Guest Additions) é instalado, quando aplicável.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.