NixOS 23.11 “Tapir” lançado com desktop GNOME 45 e suporte para Wi-Fi 6

Esta versão também adiciona suporte para o pacote sudo-rs como uma reimplementação do pacote sudo escrito em Rust.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

NixOS 23.11 “Tapir” lançado com desktop GNOME 45 e suporte para Wi-Fi 6. NixOS, uma distribuição Linux e um conjunto de pacotes utilizáveis ??em outros sistemas Linux e macOS, foi atualizado hoje para a versão 23.11, uma versão que vem com componentes novos e atualizados, bem como vários novos recursos.

Chegando seis meses após o NixOS 23.05, o lançamento do NixOS 23.11 está aqui para apresentar a mais recente série de ambientes de desktop GNOME 45 “Riga”. A edição GNOME vem com a área de trabalho GNOME 45.1 por padrão em uma sessão Wayland para máquinas bare metal e virtuais.

Devido às mudanças anteriores, a edição GNOME do NixOS vem com uma seleção de software ligeiramente diferente em comparação com a versão anterior. Agora inclui o Loupe como visualizador de imagens padrão, o Snapshot como o aplicativo de câmera padrão e o aplicativo GNOME Photos foi removido da imagem de instalação.

Por outro lado, a edição KDE Plasma vem com o mais recente ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.9 LTS, que é acompanhado pelos mais recentes pacotes de software KDE Frameworks 5.112 e KDE Gear 23.08.3. Assim como a edição GNOME, a edição KDE Plasma também usa como padrão a sessão Wayland.

NixOS 23.11 “Tapir” lançado com desktop GNOME 45 e suporte para Wi-Fi 6

NixOS 23.11 também apresenta suporte para redes sem fio Wi-Fi 6 (IEEE 802.11ax), junto com a habilitação do protocolo de segurança WPA3-SAE-PK no hostapdpacote e um hostapdmódulo renovado.

NixOS 23.11 “Tapir” lançado com desktop GNOME 45 e suporte para Wi-Fi 6

Nos bastidores, há muitos componentes atualizados, incluindo LLVM 16, PostgreSQL 15, FoundationDB 7, systemd 254, ROCm 5.7.0, Cassandra 4, yarn-berry 4.0.1 e GNU C Library (Glibc) 2.38. O NixOS 23.11 permanece alimentado pela série de kernel Linux 6.1 LTS com suporte de longo prazo e inclui Linux 6.1.64 por padrão.

Outra mudança interessante nesta versão é a implementação do sudo-rspacote como uma reimplementação do pacote sudo escrito em Rust. Isso vem com um novo módulo experimental security.sudo-rse pode ser habilitado com security.sudo-rs.enable = true;.

“O módulo sudo-rs só realiza configuração através de security.sudo-rs e, em particular, não usa automaticamente regras previamente definidas; isso poderia ser alcançado com security.sudo-rs.extraRules = security.sudo.extraRules; por exemplo”, explicam os desenvolvedores.

Para mais detalhes, confira as notas de lançamento. NixOS 23.11 está disponível para download agora mesmo no site oficial como ISOs gráficos e mínimos. Os sabores ISO gráficos vêm pré-instalados com os ambientes de desktop GNOME e KDE Plasma.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.