Nova versão do sistema de pagamento eletrônico GNU Taler está disponível

Claylson Martins
4 minutos de leitura

Há poucos dias, foi lançada a nova versão 0.8 do GNU Taler. Trata-se de um sistema de pagamento eletrônico gratuito, que é desenvolvido como parte do Projeto GNU para o Sistema Operacional GNU/Linux. Além disso, o programa busca oferecer um sistema de pagamento que permita transações online , amigáveis, privadas, rápidas e simples.

GNU Taler é um software de microtransação e pagamento eletrônico baseado em freeware. O projeto é liderado por Florian Dold e Christian Grothoff da Taler Systems SA. Este sistema de pagamento eletrônico é apoiado pelo Projeto GNU, já que GNU Taler cumpre considerações éticas: o cliente pagante é anônimo enquanto o comerciante é identificado e está sujeito a impostos.

Nova versão do sistema de pagamento eletrônico GNU Taler está disponível

Nova versão do sistema de pagamento eletrônico GNU Taler está disponível

De acordo com seu site oficial, dentre as características atuais que possui, podem ser citadas resumidamente:

  • Ele é projetado para ser seguro contra fraudes.
  • Oferece excelente proteção de dados fora da caixa.
  • Permite pagamentos sem a necessidade de registros anteriores complexos e invasivos.
  • É um desenvolvimento baseado em Software Livre endossado pelo Projeto GNU.
  • Ele permite que as comunidades estabeleçam sua própria infraestrutura de pagamento.
  • Até hoje não funciona com uma nova moeda, nem física nem eletrônica, mas com as atuais moedas fiduciárias.

GNU Taler é um sistema de pagamento que preserva a privacidade. Os compradores podem permanecer anônimos, mas os vendedores não podem ocultar sua renda de pagamentos com o GNU Taler. Isso ajuda a prevenir a evasão fiscal e a lavagem de dinheiro. O principal uso do GNU Taler são pagamentos; não é focado como reserva de valor. Os pagamentos são sempre garantidos por uma moeda existente. Os pagamentos são feitos após a troca do dinheiro existente por dinheiro eletrônico com a ajuda de um serviço Exchange, ou seja, um provedor de pagamento da Taler. 

O que há de novo no GNU Taler 0.8

Esta nova versão inclui a resolução de mais de 400 problemas individuais . Entre as quais, podemos citar as alterações que são novas e foram adicionadas:

  1. Nova carteira que agora suporta backup e restauração.
  2. A carteira WebExtension agora funciona com GNU IceCat.
  3. Suporte para termos de serviço na bolsa e no estabelecimento.
  4. Gerenciamento de estoque opcional pelo back-end do comerciante.
  5. Visualização da imagem do produto nos contratos.
  6. Conjunto de aplicativos de ponto de venda e caixa para F-Droid.
  7. Melhor isolamento de chaves privadas online.
  8. Melhor isolamento das opções de configuração sensíveis à troca.

Para ver mais detalhes sobre os itens corrigidos e adicionados, você pode explorar o seguinte link .

GNU Taler deve ser um Software Livre. Para os comerciantes, o software livre evita o aprisionamento do fornecedor, o que significa que os comerciantes podem escolher facilmente outro provedor de serviços para processar seus pagamentos. Para os países, Software Livre significa que GNU Taler não pode comprometer a soberania impondo restrições ou requisitos. E para os operadores de bolsa, a transparência é crucial para satisfazer o princípio Kerckhoff e estabelecer a confiança do público.

Os clientes se beneficiam do Software Livre porque qualquer pessoa é livre para modificar o software do portfólio para oferecer suporte a plataformas adicionais. O código-fonte deve estar disponível e facilitar a verificação da ausência de recursos hostis ao usuário, como rastreamento ou telemetria. 

Outras informações

Em resumo, o “GNU Taler” é uma alternativa interessante em pleno desenvolvimento aos meios eletrônicos de pagamentos baseados no uso da tecnologia blockchain (blockchain), redes descentralizadas e criptomoedas

Quando ele sair estável na versão 1.0, ele oferecerá uma Wallet que poderá ser instalada diretamente nas Distros GNU/Linux, o que é perfeitamente viável, já que é desenvolvido como parte do Projeto GNU para o Sistema Operacional GNU.

Desde Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.