O lançamento do Ubuntu 22.04.1 é marcado por algumas novidades. A Comunidade Ubuntu e a Canonical lançaram oficialmente o novo Ubuntu 22.04.1. Mas, lembre-se que este lançamento é conhecido por correções importantes e também por gerar novas ISO’s. Mas, isso não quer dizer que há mudanças visuais ou implementação de grandes recursos.
Ubuntu 22.04.1 Jammy Jellyfish
O Ubuntu 22.04.1 foi lançado com atrasos devido a um problema no instalador. Em geral, os usuários costumam não ficar muito atentos a essas atualizações do Ubuntu. Porém, neste caso, o Ubuntu 22.04.1 deve ser levado muito a sério e todos devem atualizar o mais rápido possível.
Este lançamento é marcado por correções que melhoram o desempenho e também a segurança do Ubuntu 22.04 Jammy Jellyfish. Se você instalou o sistema em abril e até agora não realizou nenhuma atualização, corra e faça essa urgentemente.
Mas, saiba que se você já tem o sistema instalado na versão 22.04, você não precisa baixar a nova ISO, basta que atualize o sistema. Porém, se você tem o Ubuntu em versões anteriores, você pode fazer upgrade para o Ubuntu 22.04.1 ou fazer uma nova instalação.
Atualizando do Ubuntu 20.04 para o Ubuntu 22.04.1
Com este lançamento, o do Ubuntu 22.04.1, os usuários do sistema que estão executando o Ubuntu 20.04 vão receber alerta para atualizar a versão do seu sistema automaticamente sem precisar utilizar comandos no Terminal.
Além disso, você precisa ficar atento, se for mesmo atualizar do Ubuntu 20.04 para o Ubuntu 22.04.1. Saiba que essa versão 20.04 é LTS e tem suporte até abril de 2030.
GNOME 42 é a versão disponível no Ubuntu 22.04.1
O ambiente de desktop GNOME 42 traz um novo modo escuro e a capacidade de alternar para o Wayland sem grande problemas. Essa troca para o Wayland beneficia usuários que possuem hardware não suportado pelo bom e velho X.org.
Mas, não ache esquisito quando perceber que o GNOME 42 do Ubuntu segue com o Gedit e o GNOME Terminal. A mudança faz parte das novidades do GNOME 42 anunciada pela fundação. Porém, ainda não sabemos quando as mudanças vão chegar ao Ubuntu.
Um exemplo disso, é que o Fedora 36 já aderiu ao novo editor de textos do GNOME, mas também não aderiu ao novo Terminal e ainda segue com o GNOME Terminal, assim como fez o Ubuntu.
Outros destaques do lançamento do Ubuntu 22.04.1
Para finalizar, há uma importante correção para os usuários NVIDIA. Segundo as notas de lançamento do Ubuntu 22.04.1, os drivers NVIDIA R515 receberão uma atenção especial neste lançamento e correções foram lançadas para eles.
Além disso, as CPUs mais antigas da AMD e Intel recebem um pacote de correção mara mitigar o Retbleed Spectre. Correções sobre o vazamento de memória quando uma captura de tela é feita e vários outros bugs relevantes também estão na lista do novo lançamento Ubuntu.
Já sobre softwares, o LibreOffice foi atualizado para versão 73, novos drivers gráficos foram implementados ao Linux Kernel. O Gerenciador de rede foi atualizado para a versão 1.36. O Wayland agora suporte drivers gráficos NVIDIA em sistemas hibridos.
Alguns novos aplicativos como Snap para Steam, Kdenlive, Discord e OBS Studio fazem parte do lançamento do Ubuntu 22.04.1. E uma melhor integração ao Active Directory também pode ser vista neste lançamento.
Para mais informações ou fazer download do Ubuntu 22.04.1 consulte a página oficial do projeto.