novidades-para-o-ubuntu-18-10

Para começar a semana bem a Canonical através do Will Cooke anunciou novidades para o Ubuntu 18.10 que será lançado em outubro deste ano, e ao mesmo tempo aproveitou o texto para falar um pouco sobre o Ubuntu 18.04 LTS e o Ubuntu 16.04 LTS.

Novidades para o Ubuntu 18.10

Para começar, o GNOME esta passando por um processo de mapeamento, em especial a loja de software, muita coisa esta sendo verificada, ao que parece Cooke pretende melhorar o visual da loja e fazer alguns ajustes em torno de funcionalidades, no entanto, ele não deixou nenhum rastro sobre os planos e já avisa que em junho deve divulgar mais informações.

Tempo de carregamento do Ubuntu 18.10

O tempo de carregamento do ambiente de desktop será melhorado, e assim que for concluído todas as plataformas vão ser beneficiadas. O navegador Chromium também entra na pauta, parece que eles estão com dificuldades em lançar as novas versões do navegador para versões antigas do Ubuntu e acreditam que para este caso os snaps podem ser a solução, já que no modelo atual o Chromium precisa de compiladores C++ modernos o que não é possível ter no Trusty neste momento.

Consumo de energia

O consumo de energia já comentado por aqui no SempreUPdate, permanece na lista de melhorias do Ubuntu 18.10, mesmo com os grandes recursos do Linux Kernel, onde há controladores para quase tudo, a equipe do Ubuntu vai tentar uma solução mais simples sem sacrificar a estabilidade, e assim, fazendo com que usuários de dispositivos móveis como Notebooks, tablets, possam ver suas baterias durar mais no Ubuntu 18.10.

Compartilhamento de mídia

O Compartilhamento de mídia é a bola da vez, o DLNA que esta atualmente em tudo quanto é TV, e a ideia é que o mesmo recurso esteja disponível no Ubuntu 18.10 e que seus usuários fiquem livres de uma vez por todas de ter que instalar ou configurar pacotes extras para que a funcionalidade funcione, ao mesmo tempo estão estudando uma possibilidade de trazer o SMB de volta a área de trabalho, com isso haverá duas possibilidades, uma usando o DLNA e outra SMB em torno do compartilhando de mídia.

Novo tema e instalador para o Ubuntu 18.10

novidades-ubuntu-18.10

O nova tema também será lançado para o Ubuntu 18.10 e o nome já diz tudo “Communitheme”, um tema que permanece nas mãos da comunidade, com base nas votações e opinião dos usuários Ubuntu. O KDE Connect para Android será padrão. Atualmente, eles estão analisando o GS Connect para fornecer esse recurso.

Um novo instalador deve também ser lançado, a ideia foi dada por Mark, inclusive você pode conferir a matéria que escrevemos sobre as ideias de um novo instalador para o Ubuntu 18.10, mas Cooke deixa claro que a ideia precisa ser amadurecida, que mudar o instalador demora cerca de 6 meses em média, e não descartou que isso já ocorra no Ubuntu 18.10.

Coleta de dados e atualizações do GNOME

Relatórios e métricas serão divulgadas através de um site, Will deixa claro que foi para isso que surgiu a ideia de coletar dados básicos sobre o sistema dos usuários, a ideia é promover a discussão sobre o futuro do Ubuntu e também as tendências, com isso certamente haverá uma maior facilidade de saber os hardwares mais utilizados e consequentemente melhorar recursos e drivers pensando neles.

O GNOME entrou por último no texto de Will, mas ele deixou claro que haverá novidades em torno do ambiente, e que devem usar uma versão mais recente, ao mesmo tempo, Cooke preferiu comentar mais sobre o GNOME nas próximas semanas, e aproveitou o ensejo para convidar os desenvolvedores do GNOME mais uma vez, afim de discutir novidades e recursos para a próxima versão do ambiente e do Ubuntu 18.10.

Atualizações para o Ubuntu 18.04 LTS

A gente sabe que o Ubuntu 18.04 LTS foi lançado em abril, mas mesmo o post intitulado sobre as novidades do Ubuntu 18.10, Cooke aproveitou para informar aos usuários atuais da versão mais recente do Ubuntu, que não esta esquecido dos recursos que não ficaram prontos a tempo do lançamento do Ubuntu 18.04 LTS, e que algumas melhorias juntamente com correções vão ser lançadas no Ubuntu 18.04.1 LTS que deverá ser lançada em julho deste ano.

Dentre os recursos que não ficaram prontos para o lançamento do Ubuntu 18.04 LTS, ele destaca:

  • Desbloquear com sua impressão digital
  • Configurações do Thunderbolt através do Centro de Controle do GNOME
  • Portais XDG suportam snap

Essas funcionalidades que por hora ainda não estão disponíveis, serão aplicadas no próximo lançamento em julho, agora é só esperar.

Se você preferir, pode conferir o anúncio oficial completo no blog do Ubuntu:

Novidades do Ubuntu 18.10

Distribuição GNU/Linux Emmabuntüs Debian Edition 2 1.02 é lançada

Previous article

LXQt lança versão 0.13.0

Next article

You may also like

More in Notícias