Novo instalador de desktop do Ubuntu terá instalação automática e integração com o Active Directory

Há muito trabalho nesse novo instalador que deve chegar no ano que vem.

Enquanto o novo instalador de desktop do Ubuntu 23.04 está se desenvolvendo bem, os engenheiros da Canonical continuam ocupados trabalhando em recursos adicionais e eliminando a funcionalidade encontrada no instalador Ubiquity existente, mas ainda não em seu novo instalador gráfico baseado no Flutter. A expectativa é de que o novo instalador de desktop do Ubuntu terá instalação automática e integração com o Active Directory.

O engenheiro da Canonical, JP Nurmi, na semana passada, trabalhou para ajustar o suporte de instalação automática para o novo instalador, bem como a integração da GUI em torno do suporte do Microsoft Active Directory (AD).

Agora há uma solicitação pull pendente para o instalador de desktop do Ubuntu conectar o suporte de instalação automática semelhante aos recursos de instalação automática Ubiquity existentes.

Ao inicializar a mídia ao vivo do Ubuntu Linux, a configuração “autoinstall” como uma opção de linha de comando do kernel pode resultar diretamente na execução da instalação automática quando esse trabalho chegar ao Ubuntu 23.04.

Novo instalador de desktop do Ubuntu terá instalação automática e integração com o Active Directory

Juntamente com o suporte de instalação automática, outro recurso que está sendo abordado para o novo instalador é a GUI de trabalho em andamento para integração com o Active Directory.

O novo instalador ainda está planejado para ser usado por padrão com os ISOs de desktop do Ubuntu 23.04. Este ano, a Canonical está trabalhando para garantir que a nova interface do instalador esteja em forma robusta e sólida. Sendo assim, deve ser capaz de atender a todas as suas necessidades antes do ciclo Ubuntu 24.04 LTS no próximo ano.

Notavelmente ausente do novo instalador de desktop é que, até agora, não houve retorno do suporte à instalação do sistema de arquivos ZFS raiz. Há apenas alguns anos, a Canonical estava promovendo fortemente o OpenZFS com o Ubuntu antes de aparentemente perder o interesse nele e se contentar com o EXT4.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile