Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

18/06/2021 às 07:00

9 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Novo Windows 11 parece inspirado no KDE Plasma e GNOME

Microsoft pede desculpas pela confusão de compatibilidade e sugere mudanças no Windows 11

A Microsoft já decidiu que vai mesmo aposentar o Windows 10 em 2025. Assim, cresce em todo o mundo o mercado das especulações. A grande aposta é que será anunciado em breve o novo Windows 11, totalmente reformulado. De acordo com as primeiras imagens conhecidas do suposto Windows 11, ele parece claramente inspirado eno visual de dois desktops que fazem muito sucesso no Linux: KDE Plasma e GNOME. Isso mesmo, as primeiras imagens do próximo sistema operacional Windows 11 da Microsoft parecem uma mistura de amado KDE Plasma e GNOME. Do mesmo modo, ainda não se sabe se está atualização será gratuita ou paga. Os detalhes serão realmente conhecidos somente na próxima semana, dia 24 de junho, quando a Microsoft fará o anúncio oficial.

Quem observar o design ao ongo do tempo, desde o Windows XP pode constatar que o sistema operacional da Microsoft sempre manteve uma certa identidade visual. E já se vão algumas décadas entre o XP e atual versão do Windows 10. No enanto, agora a equipe de design por trás do Windows 11 resolveu radizalizar nas mudanças de aparência.

Um retoque aqui e outro ali, no geral o sistema parece uma evolução natural ao longo dos anos. Até mesmo a experiência geral da área de trabalho em termos de posição, largura e cor do Menu Iniciar – tudo permaneceu em uma constante.

No entanto, com o novo visual do Windows 11 – isso está mudando. De acordo com algumas das capturas de tela que se espalham pela imprensa internacional especializada, o novo visual do Windows 11 é muito parecido com os ambientes de desktop populares do Linux, como KDE Plasma e GNOME.

Windows 11 parece inspirado no KDE Plasma e GNOME?

Menu Iniciar e Barra de Tarefas

O menu Iniciar tradicional e o tema da barra de tarefas mudaram no Windows 11. O menu Iniciar e os ícones da barra de tarefas estão no centro da barra de tarefas (visualização padrão). Também oferece a opção de mover os ícones da barra de tarefas e o menu Iniciar para a esquerda por meio das configurações.

A abordagem geral e a cor padrão com ícones lembram da barra de tarefas e do Launcher do KDE Plasma. Os ícones são polidos e centralizados para que você tenha uma ideia dos ícones Adwaita do GNOME, enquanto a barra de tarefas se parece com o KDE Plasma.

Quando você abre o menu iniciar, ele apresenta uma organização diferente dos ícones e opções. Além disso, uma opção de pesquisa na parte superior aparece quando você começa a digitar.

Agora, observe o KDE Plasma e compare as semelhanças:

KDE Plasma 5.22 Launcher In Light Mode 2
KDE Plasma 5.22 Launcher no modo Light

Se você estiver usando a área de trabalho GNOME ou Xfce – com um pequeno ajuste no menu Arc, você pode fazê-los parecer exatamente semelhantes.

Decorações de janela

Tradicionalmente, o GNOME sempre tinha cantos arredondados para as decorações padrão das janelas. E em comparação com isso, o Windows sempre teve cantos acentuados nas janelas – como desde sempre até agora. Bem, com o Windows 11, todas as decorações das janelas têm cantos arredondados que ficam bem. O conceito de cantos arredondados não é um design protegido por direitos autorais ou uma ideia nova. 

Oh, lembra do indicador do menu da grade do aplicativo no GNOME? Os pequenos pontos indicam quantas páginas de aplicativos existem. Parece que também está chegando ao Windows 11.

Paleta de cores

O Windows sempre teve um tema baseado em “azul” ou qualquer variante azul ao longo dos anos. Embora use tenha opções para alterar a cor de destaque da barra de tarefas, o plano de fundo do menu inicial e as barras de título da janela. No entanto, com essa opção, a paleta de cores parece drasticamente alterada com a combinação dos modos claro e escuro para dar uma aparência mais polida e atraente à área de trabalho do Windows. Provavelmente outra fonte de inspiração para uma bela paleta de cores do Ubuntu, KDE e outros sabores.

Modo escuro

O Windows 11 suporta oficialmente o modo escuro / ou tema escuro pela primeira vez. Bem, vou apenas deixá-lo aqui com as duas capturas de tela abaixo. O da esquerda é um modo escuro do menu iniciar do Windows 11 e o da direita é o tema KDE Plasma com Breeze escuro.

Comparison Of Windows 11 Start Menu And KDE Plasma 1024x505 1
Comparação do menu Iniciar do Windows 11 e do KDE Plasma

Novos widgets de área de trabalho

Lembra dos widgets do KDE Plasma? Bem, não é um conceito novo, porém, agora eles farão parte do Windows 11. Aqui está uma captura de tela da nova gaveta de widgets. Você pode adicionar, remover e rolar itens aqui.

Widgets Menu 1024x833 1
Menu de widgets

Por tudo isso, muita gente já está achando que o novo Windows tem mesmo uma forte inspiração no Linux. É esperar para ver. Além disso, dia 24 saberemos se está atualização será grátis para quem possui uma chave original da Microsoft e está com o Windows 10.

Via Debugpoint

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.