in

Numerologia do Linux Kernel, que tal entendermos um pouco? Veja que cada número tem um significado!

Cada número tem uma razão, então hoje saiba um pouco mais sobre o cada um deles quer dizer!

numerologia-do-linux-kernel-o-que-significa-cada-numero-do-linux-kernel

Depois de perceber que não há muita coisa falando sobre o Linux Kernel. Vamos entender alguns detalhes, todos já sabemos que o Kernel é o núcleo do sistema. Mas algumas coisas ainda não foram reveladas detalhadamente, vamos fazer um texto que não fique muito cansativo. Então vamos ao que interessa:

Em um resumo simples e direto podemos afirmar que “o Kernel é um conjunto de de aplicações necessárias para que os programas possam usar/interagir com os recursos do sistema”. Comparando o Kernel do Windows com o Linux há uma grande diferença o Kernel do Linux carrega apenas os drivers mais necessários na memória, os demais podem ser carregados dinamicamente através do que chamamos de módulos. Este comportamento modular é o que chamamos de módulos de dispositivos ou podem ser chamados atualmente de drivers.

Vamos entender o que significa a versão numérica do Linux Kernel.

Vamos entender, por exemplo o Linux Kernel (Numeração fictícia) 5.0.3.1-1-686 ou se preferir rode o comando uname -r com seu usuário.
Bom, vamos entender, abaixo uma número “fictícia”:
 
5.0.3.1-1-686
A  B  C       D
Onde:
A – VERSION: Este é o número principal e como o nome já diz é a versão do Kernel, este número demora a ser mudado, a não ser com grandes modificações.
B – PATCH LEVEL: Este é o número que informa as correções ou mudanças no funcionamento do Kernel do Linux e for um número ímpar que dizer que o Kernel é experimental e se for um número par este pode ser considerado estável.
C- SUBLEVEL: Este número indica que o Kernel possui suporte a novos dispositivos e claro a correção de bugs e melhorias no sistema.
D: EXTRA VERSION: Esta numeração possui uma identificação para diferenciar compilações do Kernel para a mesma versão e serve para construírem de módulos separados.
Saiba mais comandos usando o uname:
-a (lista todas as informações)
 
-s (lista o nome do kernel)
 
-n (lista o hostname)
 
-v (versão do kernel)
 
-m (lista a arquitetura do cpu)
 
-p (tipo do cpu)
 
-i (plataforma de hardware)
 
-o (sistema operacional)

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

linux-kernel-baixa-latencia-real-time

O que é um kernel de baixa latência, Real Time ? Saiba o que é Preemptividade!

licoes-aprendidas-com-codigo-aberto

Lições aprendidas com código aberto!