Números mostram que Twitter cresce mais do que nunca

Isso ocorre mesmo depois das demissões anunciadas por Elon Musk.

O Twitter afirmou que o crescimento de usuários está “acelerando” e atingiu “máximos de todos os tempos” durante a primeira semana de Elon Musk no comando da empresa. Isso coincide com a notícia de que um grande número de anunciantes (tanto empresas quanto entidades públicas) pararam de gastar na plataforma após a aquisição pelo magnata e aguardam sua evolução. Portanto, números recentes mostram que o Twitter cresce mais do que nunca.

Em um e-mail enviado na segunda-feira a alguns anunciantes, que o portal de notícias Financial Times divulgou, o Twitter afirma que o crescimento de seus usuários ativos diários monetizáveis (que é conhecido pela sigla em inglês mDA e que é uma métrica que conta o número de usuários conectados aos quais a plataforma mostra publicidade) atingiu “máximos históricos” na semana passada.

Especificamente, o impulso chegou a 20% em relação ao trimestre anterior até atingir mais 15 milhões de pessoas. “O maior mercado do Twitter, os Estados Unidos, está crescendo ainda mais rápido”, dizia o e-mail. De acordo com essas informações, a plataforma possui 237,8 milhões de usuários diários ativos.

Números mostram que Twitter cresce mais do que nunca

enha em mente que esses números estão de acordo com Musk. Tendo comprado o Twitter no mercado de ações, esta empresa não está mais listada e os números não são mais auditados publicamente, como os de uma empresa listada. Musk escreveu na plataforma: “O uso do Twitter está em alta lol”. E em outro tweet: ” Só espero que os servidores não quebrem”.

Vôo de usuários para Mastodon

Essas informações do Twitter colidem frontalmente com outras notícias. Por exemplo, a chegada do polêmico magnata, autodenominado CEO do Twitter, com demissões em massa por e- mail, seu conceito de liberdade de expressão que poderia permitir discurso de ódio ou o pagamento mensal por contas verificadas, fez muitos usuários saírem da rede sociais.

E, além disso, há outra rede semelhante, Mastodon, que dobrou seus usuários ativos apenas uma semana depois que Musk entrou nos escritórios do Twitter. O Mastodon é uma rede social criada em 2017 descentralizada de código aberto projetada de forma semelhante ao Twitter.

Moderação de conteúdo e anunciantes

Nesse contexto frenético de mudanças, Musk se preocupa em negar que os usuários tenham abandonado a plataforma após sua aquisição. Assim, tem que convencer grandes marcas como General Motors, Mondelez, Carlsberg, United Airlines, Volkswagen e General Mills a anunciar novamente. Esta é uma de suas principais fontes de renda.

Números mostram que Twitter cresce mais do que nunca. Imagem: 9to5Mac

Segundo o Financial Times, muitas empresas temem que o chamado (por ele mesmo) “absolutista da liberdade de expressão” enfraqueça a moderação de conteúdo e isso leve a tweets problemáticos como os feitos por Trump quando era presidente dos Estados Unidos ou o de Ye (anteriormente Kanye West) que foi banido desta rede por falar sobre matar judeus.

O magnata, líder da Tesla e da Starlink disse a esse respeito que não mudaria as políticas de conteúdo do Twitter até convocar um novo conselho de moderação com “pontos de vista muito diversos”. Para tranquilizar os anunciantes, ele disse que a plataforma não se tornaria uma “paisagem infernal de acesso livre”.

Na sexta-feira, Musk afirmou que o Twitter “teve uma queda maciça na receita. Segundo sua versão, a culpa é dos ativistas que pressionam os anunciantes.

Ele afirma que nada mudou com a moderação de conteúdo. No entanto, pelo que se sabe, as demissões incluem equipes responsáveis por comunicações, gerenciamento de conteúdo, equipe de direitos humanos e ética de aprendizado de máquina.

Parece que essas demissões e a forma como ocorreram não foram do agrado de muitos dos anunciantes.

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Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
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