Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

20/07/2021 às 09:00

10 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Nvidia investe em GPU RTX e abre caminho para Chromebooks

Uma nova demonstração GDC mostra DLSS e ray-tracing trabalhando com Arm. Driver gráfico NVIDIA 470.57.02 traz suporte para GPUs RTX 3070/80 Ti.

Nvidia investe em GPU RTX e abre caminho para Chromebooks

A Nvidia está trabalhando na expansão de seu suporte a GPU RTX em grande forma, com uma nova demo na GDC 2021 apresentando tecnologias de jogos de ponta como DLSS e iluminação com traçado de raio rodando em hardware Arm pela primeira vez.

Especificamente, a demonstração mostra Wolfenstein: Youngblood e a demonstração “The Bistro” da Nvidia rodando em uma GPU RTX 3060 emparelhada com um processador MediaTek Kompanio 1200 Arm (o processador de nível principal da MediaTek planejado para uma nova onda de Chromebooks mais poderosos). Obviamente, um RTX 3060 pode rodar essas demos por conta própria – mas é a base aqui que a Nvidia está construindo que é importante porque está oferecendo os drivers e o suporte necessário para rodarem especificamente no hardware Arm.

Nvidia investe em GPU RTX e abre caminho para Chromebooks

Ao todo, a Nvidia diz que transportou cinco tecnologias RTX para Arm e Linux: DLSS, RTX Direct Illumination, RTX Global Illumination, RTX Memory Utility e o Optix AI-Accelerated Denoiser da Nvidia. SDKs para essas ferramentas para Arm with Linux e Chromium já estão disponíveis ou estarão disponíveis em breve para desenvolvedores.

E embora provavelmente ainda demore algum tempo até que você consiga comprar um Chromebook com um chip Arm e uma GPU RTX 3080, as notícias de hoje são uma importante prova de conceito que estabelece que é possível adicionar esse suporte e que a Nvidia é realmente interessado em construir as ferramentas e softwares necessários para fazê-lo.

Nvidia e ARM: novela se arrasta

Assim, Nvidia não têm um interesse recém-investido em se certificar suas GPUs jogar bem com sistemas populares baseados em ARM, como Chromebooks no futuro, dada a sua (ainda pendente) compra de ARM por US$ 40 bilhões no ano passado.

Com a aquisição, a NVIDIA planeja criar “a empresa de computação líder na era da IA”. Todavia, o negócio não parece estar indo bem com algumas empresas. É o que aponta um relatório recente da  Bloomberg. A Qualcomm, a Microsoft e o Google levantaram preocupações sobre a aquisição da ARM pela NVIDIA com órgãos antitruste em várias regiões.

As empresas afirmam que o acordo prejudicaria a concorrência na indústria, dando à NVIDIA o controle total dos designs de chips da ARM. Isso poderia eventualmente resultar na NVIDIA impedindo outros fabricantes de chips de acessar a propriedade intelectual da ARM, por exemplo.

O negócio está atualmente sendo analisado por órgãos antitruste nos Estados Unidos, Reino Unido, UE e China. Além disso, fontes revelaram que a investigação da Federal Trade Commission (FTC) passou para uma “segunda fase”. E que o regulador dos EUA pediu à SoftBank, NVIDIA e ARM para fornecer mais informações.

Driver gráfico NVIDIA 470.57.02 traz suporte para GPUs RTX 3070/80 Ti

Nvidia investe em GPU RTX e abre caminho para Chromebooks

A NVIDIA lançou o driver gráfico NVIDIA 470.57.02 para as plataformas GNU/Linux, FreeBSD e Solaris, um recurso e uma versão de correção de bug de seu ramo de produção.

NVIDIA 470.57.02 está aqui para apresentar suporte para placas de vídeo GeForce RTX 3070 Ti e GeForce RTX 3080 Ti, o que significa que se você possui uma delas, agora pode usá-la com sua distribuição GNU/Linux favorita, desde que tenha esta última versão de produção instalada.

A nova versão do driver também traz melhor suporte para vários jogos, incluindo DOOM Eternal, que recebeu uma solução alternativa para um problema que fazia o videogame virar em ambientes de desktop como GNOME e Far Cry 5, que também recebeu uma solução alternativa, mas para um condição de corrida de shader quando executado com DXVK. Além disso, Wolfenstein: Youngblood agora deve funcionar melhor com GPUs NVIDIA Kepler, Maxwell, Pascal e Volta.

Ele também melhora o suporte para aplicativos GTK+3 rodando em XWayland usando a classe GtkGLArea, aumenta o limite máximo em contextos OpenGL concorrentes, adiciona suporte para PRIME Display Offload para fontes AMDGPU e adiciona uma compilação NVIDIA NGX que pode ser usada com Proton e Wine para executando aplicativos e jogos do Windows.

Uma nova biblioteca, nvngx.dll, foi adicionada para habilitar o suporte do lado do driver para a execução de aplicativos Windows que usam DLSS. Para este recurso, são necessárias alterações no Proton, Wine e outros softwares de terceiros, dizem as notas de lançamento.

Suporte Vulkan

O suporte ao Vulkan também foi bastante aprimorado nesta versão, que adiciona suporte para várias novas extensões, junto com o suporte inicial para OpenGL acelerado por hardware e renderização Vulkan em XWayland e suporte DRM KMS para Vulkan direto para exibição.

Entre outras mudanças importantes, o driver gráfico NVIDIA 470.57.02 atualiza o controle do ventilador da GPU para estar disponível por padrão nas configurações da nvidia e NV-CONTROL para GPUs que suportam controle de ventilador programável, adiciona o módulo do kernel nvidia-peermem.ko para fornecer Mellanox InfiniBand HCAs (Host Channel Adapters) acesso direto ponto a ponto à memória da GPU NVIDIA e melhora o suporte para jogos rodando com DXVK em GPUs NVIDIA Pascal.

Vários bugs foram eliminados para tornar o driver gráfico da NVIDIA mais estável e confiável. Você pode baixar o driver gráfico NVIDIA 470.57.02 para plataformas Linux de 64 bits e ARM64 (AArc64) agora mesmo no site oficial. Esta é uma versão recomendada para todos os usuários!

Com informações de The Verge e 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.