in

NVIDIA lança novo driver estável

nvidia-lanca-geforce-gtx-1650-por-us-149

A Nvidia lança novo driver estável para Linux na versão v418.43, com suporte a mais nova placa de vídeo GeForce GTX 1660 Ti. Sendo assim, o primeiro lançamento estável da série 418. Implementado o suporte ao G-SYNC para monitores, tecnologia responsável por entregar imagens de baixa latência.

O drive v418.43 incluir todas as mudanças das versões betas até agora. Várias correções no Vulkan e OpenGL, suporte inicial para NVIDIA Optical Flow, entre outras correções Veja abaixo os principais destaques.

Por fim, foi adicionado suporte para as seguintes GPU

  • GeForce GTX 1660 Ti;
  • GeForce RTX 2070 com Design Max-Q;
  • GeForce RTX 2080 com Design Max-Q.

Eventualmente foram corrigidos problemas e adicionados novos recursos

  • Consertado bug que ocasionalmente causava corrupção visual em alguns títulos da Vulkan. Este bug foi particularmente prevalente nos títulos da DXVK.
  • Corrigido bug que fazia com que o vkCmdPushConstants gerasse mensagens do Xid 13 quando executado com o VK_SHADER_STAGE_ALL em uma fila de computação.
  • Adicionado suporte inicial para monitores G-SYNC Compatible.
  • Adicionado suporte para apresentação em estéreo no Vulkan.
  • Corrigido um bug que poderia causar falhas nos aplicativos OpenGL após repetidos comutadores VT.
  • Corrigido um erro que às vezes podia impedir que as exibições PRIME fossem selecionadas na página de configurações de exibição da nvidia-settings.
  • NVIDIA Video Codec SDK 9.0.

Caso queira a lista completa do lançamento, pode visitar o anúncio oficial no site da NVIDIA. A nova versão do driver, inclui o suporte ao kernel 5.0, que será lançado em breve.

No entanto, é possível realizar o download do driver através do site oficial, estando empacotado em .run, de fácil execução em seu sistema. Embora seja um procedimento simples, qualquer dúvida que tenha pode ser sanado nesse post, onde ensinamos como executar e instalar um arquivo .run no Linux.

Portanto após a NVIDIA lançar novo driver estável, a recomendação é para que usuário openSUSE, utilize as instruções contidas nesse site.

Nova GForce GTX 1660 Ti

NVIDIA -

A GeForce GTX 1660 Ti possui uma GPU Turing TU116 com um núcleo de 1536 CUDA. Além da falta de RTX e dos núcleos de tensor, o restante das especificações se alinha com as GPUs Turing da série RTX 2000. Isso inclui a incorporação no processo FinFET de 12nm. A GeForce GTX 1660 Ti possui 6 GB de memória de vídeo GDDR6.

A GeForce GTX 1660 Ti tem um preço de varejo de US $ 279, enquanto alguns modelos com overclock e com refrigeração reforçada obviamente terão um preço mais alto. No entanto, alguns comunicados de imprensa embargados mencionam preços acima de US $ 300.

Ao mesmo tempo, a AMD já tem uma resposta à GTX 1660 Ti. A Radeon RX Vega 56 está caindo para US $ 279. Algumas listagens já apareceram nos EUA, com o RX Vega 56 chegando a US $ 279.

Também lançaram atualizações

Além do NVIDIA série 418 como estável, eles também lançaram atualizações para séries 390 de drivers, bem como para a 410 série de lançamentos de longa duração.

Então, o driver NVIDIA 390.116 foi lançado para aqueles que ainda usam placas gráficas NVIDIA Fermi no Linux. Esta atualização é a primeira após muito tempo. Ela traz uma série de correções para o driver Linux.

Por outro lado, do mesmo modo, em relação ao FreeBSD há agora suporte à versão 12.0. Além disso, suporte para o kernel Linux 5.0, correções do X.Org Server 1.20, e outras correções.

Para aqueles que usam este driver NVIDIA, mais informações através deste thread do DevTalk.

A NVIDIA 410.104 é a terceira atualização de driver Linux e é para aqueles que preferem as ramificações “de longa duração” para maior estabilidade/validação.

A versão 410.104:

  • adiciona suporte para o modelo Tesla V100-SXM3-32GB-H;
  • oferece algumas correções Vulkan;
  • adiciona suporte para o kernel Linux 5.0 e outras correções.

Downloads e mais detalhes para o driver NVIDIA 410.104 neste tópico.

Written by Leandro Alves

Programador iniciante.

Fundação Linux lança Projeto Elisa

Fundação Linux lança Projeto Elisa

TuxClocker, uma ferramenta de overclock para Linux

TuxClocker, uma ferramenta de overclock para Linux