in

NVIDIA lança outro novo driver Vulkan Beta 455.26.01

São drivers de longa e de curta duração.

Lançamento do DXVK 1.7 utiliza novas extensões do Vulkan e correções de jogos

A NVIDIA acaba de lançar discretamente outra atualização para seu driver Vulkan Beta especial voltado para o desenvolvedor. Depois de movê-lo para a série 455 no final de setembro, eles lançaram a versão do driver 455.26.01 em 9 de outubro, que é uma pequena limpeza de correção de bug com estas mudanças:

  • Reduz o consumo de memória do host para a memória do descritor quando VkDescriptorSetVariableDescriptorCountAllocateInfo é usado;
  • Lida com variáveis de ponto de entrada SPIR-V 1.4 não-Entrada/Ouput corretamente;
  • Corrigida uma otimização de mistura que às vezes produzia um resultado incorreto;
  • Foi corrigido o problema de compilação de sombreador de interseção SPIR-V quando módulos de rastreamento de raio de ponto de entrada múltipla.

Lembrete: este driver beta Vulkan especial é onde todas as coisas novas entram antes de chegar à versão estável para todos. Na verdade, ele é voltado principalmente para desenvolvedores e entusiastas sérios. A menos que você precise do conteúdo deles, geralmente é melhor usar os drivers estáveis.

NVIDIA lança outro novo driver Vulkan Beta 455.26.01

NVIDIA lança outro novo driver Vulkan Beta 455.26.01

As mais novas versões estáveis do driver NVIDIA principal para Linux estão em  450.80.02  lançado em 30 de setembro de sua série de “vida longa” ou 455.28 lançado em 7 de outubro de sua série de “vida curta”. A diferença pode ser um pouco confusa, a NVIDIA explicou a diferença entre drivers de curta/longa duração como:

Qualquer branch de lançamento tem vida longa ou curta. A diferença está em quanto tempo o branch é mantido e quantas versões são feitas de cada branch. Um branch de vida curta normalmente tem apenas um ou dois lançamentos (não beta), enquanto os branches de vida longa terão vários.
[…]
Quando fazemos alterações no driver, avaliamos o ramo mais antigo para o qual a alteração precisa entrar. Novos recursos vão para qualquer que seja o branch mais recente, enquanto as correções de bugs vão para os branches mais antigos e são integrados por meio dos branches mais novos. Portanto, usar um branch de curta duração não significa que você perderá as correções, apenas significa que também terá os recursos mais recentes.