Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais

youtube-duplica-a-acessibilidade-com-novos-recursos

Vídeos

Notícias

20/09/2021 às 16:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

NVIDIA prepara o kernel Linux para laptops do futuro com luz de fundo baseada em EC

Outras novidades devem chegar ao Linux 5.16.

Linux não permite mais o uso de AMD SME por padrão devido a problemas com hardware
Rate this post

A NVIDIA está contribuindo com um novo driver de código aberto para o kernel Linux upstream para trabalhar com os próximos laptops, nos quais os controles de luz de fundo são comandados pelo controlador embarcado (EC) do dispositivo. Assim, a NVIDIA prepara o kernel Linux para laptops do futuro com luz de fundo baseada em EC. Isso deve ocorrer até o final do ano.

Com o Linux 5.16 ainda este ano, a NVIDIA está pronta com o driver “wmaa-backlight-wmi” para controles de luz de fundo baseados em EC para os próximos laptops e notebooks.

NVIDIA prepara o kernel Linux para laptops do futuro com luz de fundo baseada em EC

Este novo driver está na fila como parte do material platform-drivers-x86 em “for-next” antes do Linux 5.16. O patch NVIDIA explica:

Uma série de designs de notebooks que estão por vir conduzem a PWM de luz de fundo do painel de exibição interno através do Controlador Embutido (EC). Este controle de luz de fundo baseado em EC pode ser conectado a uma interface de método ACPI “WMAA”, que por sua vez pode ser encapsulada por WMI com o identificador GUID 603E9613-EF25-4338-A3D0-C46177516DB7.Adicione um novo driver, com o alias de WMAA WMI GUID, para expor um driver de classe de luz de fundo sysfs para controlar os níveis de luz de fundo em sistemas com luz de fundo acionada por EC.

A NVIDIA tem trabalhado neste driver de aproximadamente 200 linhas de código WMAA Backlight para Linux desde o ano passado e está sendo mantido pelo upstream por Daniel Dadap da empresa.

Linux 5.16 para suportar leituras de sensor em mais placas-mãe ASUS

Com a mudança para o driver do sensor de monitoramento de hardware nct6775, mais placas-mãe ASUS devem desfrutar de suporte de sensor funcional no Linux 5.16.

A alteração na fila esta semana através do branch “for-next” do subsistema de monitoramento de hardware “HWMON” para Linux 5.16 permite que o driver nct6775 acesse o ASIC usando as funções WMI da ASUS. A funcionalidade existente do driver não funciona em placas-mãe ASUS, já que ACPI marca a porta I / O como usada, então, em vez disso, as funções ASUS WMI serão usadas neste caso.

Image 1

As placas-mãe ASUS inicialmente listadas para trabalhar com este patch de suporte de sensor incluem:

– PRIME B460-PLUS
– ROG CROSSHAIR VIII IMPACT
– ROG STRIX B550-E GAMING
– ROG STRIX B550-F GAMING,
– ROG STRIX B550-F GAMING ( WI-FI)
– ROG STRIX Z490-I GAMING
– TUF GAMING B550M-PLUS
– TUF GAMING B550M-PLUS (WI-FI)
– TUF GAMING B550-PLUS
– TUF GAMING X570-PLUS
– TUF GAMING X570-PRO (WI-FI) )

Mais placas-mãe ASUS provavelmente serão adicionadas com o tempo, esta é apenas a lista inicial como parte deste patch que aguarda até a janela de mesclagem do Linux 5.16 ainda este ano.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Rate this post

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.