Notícias

13/03/2021 às 11:56

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

O Chrome está consumindo menos memória RAM

O Chrome está consumindo menos memória RAM

A recente atualização para economia de memória do Chrome não é apenas uma boa notícia para usuários de PC, mas também para proprietários de dispositivos Android, por exemplo. Isso mesmo, agora, o Chrome finalmente está consumindo menos memória RAM.


o-chrome-esta-consumindo-menos-memoria-ram

E embora a maioria dos computadores hoje em dia use um padrão de 16 GB de RAM, os telefones têm consideravelmente menos disponível devido às restrições de tamanho e menos necessidades em geral.

Além disso, você também não pode ter várias telas em um telefone, então você realmente não precisa de tanto assim, a menos que você abra infinitas guias no Chrome e as deixe lá, sempre adicionando mais.

O motivo pelo qual o Chrome está comendo sua RAM como um monstro absoluto é porque ele sempre salva tudo o que você vê na tela em uma determinada guia do Chrome separadamente em sua RAM. Se você abrir a galeria de fotos de um site que baixa 100 MB de imagens, esses 100 megabytes ficarão na RAM até que você feche a guia. O Chrome isola cada guia em um processo de RAM separado, bem como quaisquer extensões e plug-ins que você possa estar usando, para garantir que, se um travar, tudo o resto não será destruído com ele.

O Chrome também faz algo chamado pré-renderização, que prevê qual link você pode abrir em seguida e pré-carrega para você, usando ainda mais seus recursos, mas melhorando sua experiência de navegação. 

O que o Chrome 89 trouxe?

Enquanto a nova atualização do Chrome traz a maior economia de memória RAM para o Windows (usando até 22% menos), o Android se beneficia de 5% menos uso de memória, tempos de inicialização 7,5% mais rápidos e tempos de carregamento de página da Web 2% mais rápidos, entre outras coisas.

Pode não ser muito o que escrever, mas, como observa o 9to5Google, o Chrome para Android agora está travando menos porque não está mais atingindo o esgotamento de recursos com tanta facilidade.

Para telefones com Android 10+ com 8 GB de RAM ou mais, o Chrome 89 traz para a mesa uma rolagem 28% mais suave e latência de entrada, e carrega páginas 8,5% mais rápido. O Chrome conseguiu isso desenvolvendo seu próprio alocador de memória, PartitionAlloc, que melhora muito a eficiência do espaço e a segurança no Android e no Windows.

Com informações de: Phone Arena

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.