O GNU Hurd tem feito progressos em seu suporte x86_64

O GNU Hurd tem feito progressos em seu suporte x86_64. Embora o GNU Hurd seja anterior ao kernel Linux, seu suporte de hardware tem sido lamentavelmente atrasado com suporte de hardware muito limitado e datado em comparação com o hardware moderno de PC/servidor. Não só isso, foi em grande parte limitado x86, mas durante o Q4’2023 os desenvolvedores envolvidos fizeram progressos no suporte x86_64 e começaram a lidar com a portabilidade AArch64.

O desenvolvedor Samuel Thibault compartilhou que o porte GNU Hurd de 64 bits agora tem pacotes suficientes no arquivo debian-ports para ser capaz de inicializar um chroot. Um daemon de compilação Debian + GNU Hurd de 64 bits está sendo configurado e o outro trabalho de infraestrutura está chegando. Mas Samuel observou:

“Os pacotes de construção não são muito estáveis. Tenho tentado construir o gcc-13 por algumas semanas, sem sucesso até agora. Existem várias falhas, na maioria das vezes erros estranhos no script libtool, que são um sinal de que o próprio sistema não está se comportando corretamente. Uma maneira de reproduzir o problema é apenas construir repetidamente um pacote que está usando libtool, mais cedo ou mais tarde que irá falhar muito estranhamente.

Isso significa que, embora o construído esteja pronto, eu realmente não estou à vontade em deixá-lo começar, sabendo que ele pode se comportar de forma errática. Quando eu construí o conjunto inicial de pacotes para debian-ports (~100 pacotes), eu tenho algo como 5-10 tais falhas, isso é bastante alto de uma taxa :/”

O GNU Hurd tem feito progressos em seu suporte x86_64

Publicado esta semana é a notícia GNU Hurd para Q4’2023. Essa entrada de notícias continuou a notar que há “muitas pessoas” trabalhando no suporte de 64 bits do Hurd. O bootstrapping de um chroot está funcionando, mas a construção confiável de pacotes para o Hurd de 64 bits continua sendo um problema contínuo, mas um vazamento de proc foi descoberto no processo.


Essa notícia trimestral também observou que o projeto tem trabalhado na configuração de testes de integração contínua (CI), vários trabalhos de portabilidade de aplicativos estão em andamento, como para navegadores da web, e uma porta para AArch64 também começou. Outro desenvolvedor também está trabalhando na portabilidade do GNU Mach para o POWER9.

Portanto, ainda há progresso no GNU Hurd sendo feito agora em 2024, mas ainda é um assunto lento e o suporte x86_64 está pelo menos se aproximando de um estado utilizável.

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile