O Google notificará sobre resultados de pesquisa não confiáveis

O Google notificará sobre resultados de pesquisa não confiáveis. A empresa vai informar seus usuários sobre as notícias de última hora que mudam rapidamente.

Google exigirá que os funcionários sejam vacinados antes de retornar aos escritórios
Imagem: Zipix

O Google ainda é, talvez, o mecanismo de buscas online mais utilizado em todo mundo. E, as pessoas buscam cada vez mais conteúdos de relevância em suas buscas. As informações também devem ser confiáveis. Assim, o Google planeja notificar os usuários sobre resultados de pesquisa não confiáveis.

o-google-notificara-sobre-resultados-de-pesquisa-nao-confiaveis

De acordo com o Recode, o Google vai informar seus usuários sobre as notícias de última hora que mudam rapidamente. A página de resultados colocará alguns selos para resultados de pesquisa concretos, como “parece que esses resultados estão mudando rapidamente” e “se este tópico for novo, às vezes pode levar algum tempo para que os resultados sejam adicionados por fontes confiáveis”.

O Google sugere que os usuários provavelmente voltarão mais tarde para verificar os resultados novamente para obter resultados de pesquisa mais confiáveis. Assim, terão a oportunidade de confirmarem as informações corretas, mediante espera de algum tempo, por exemplo.

No momento, essas notificações aparecem apenas nos resultados em inglês dos EUA “quando um tópico está evoluindo rapidamente e uma variedade de fontes ainda não foi avaliada”. Mas eles aparecerão em outros idiomas nos próximos meses.

Exemplos de resultados de pesquisa não confiáveis

O melhor exemplo de pesquisa não confiável poderia ser o resultado da busca por “OVNI filmado viajando a 106 mph” com a etiqueta de advertência, aponta o The Verge. Basta pesquisar “OVNI filmado viajando a 106 mph”. Um dos primeiros resultados será sobre uma história ocorrida em 2016 no País de Gales. Mas, talvez, esta não seja a história que os usuários estão procurando agora, ou as informações não estejam dentro do que é classificado como confiável.

Como disse o representante público de busca do Google, Danny Sullivan, ao Recode: “Alguém conseguiu que este vídeo de relatório policial fosse divulgado no País de Gales e teve um pouco de cobertura da imprensa. Mas ainda não há muito sobre isso. Mas as pessoas provavelmente estão procurando por isso, podem estar circulando nas redes sociais. Então podemos dizer que está começando a tendência. E também podemos dizer que não há muitas coisas necessariamente boas por aí. E também achamos que talvez novas coisas apareçam”.

Além disso, o Google estava falando sobre a disseminação de desinformação antes das declarações oficiais. Inclusive, se houver desconfiança em relação às declarações oficiais, a situação vai piorar. E muitos usuários acham que a plataforma onde as informações erradas se espalham deve tomar medidas. Para este problema, ainda não existe uma abordagem certa. Mas as notificações acima mencionadas podem ajudar nessa questão.

Com o Google notificando sobre uma possível informação “duvidosa”, as pessoas podem fazer suas pesquisas de forma mais segura e confiável.

Via: TheVerge / Gizchina