in

O Kodi é legal ou ilegal?

Em relação à pirataria, a resposta à legalidade, às vezes, não está clara para muitas pessoas.

Centro multimídia Kodi 18.5 foi lançado

Kodi é um software muito simples, mas, ao mesmo tempo, muito poderoso, graças à sua compatibilidade com complementos. Essas extensões do Kodi nos dão acesso a um mundo de funções adicionais, além da capacidade de acessar vídeos, filmes, séries, documentários, videogames ou karaokês. Por tudo isso, os responsáveis pelo aplicativo criaram um artigo interessante sobre o Kodi é legal ou ilegal.

O problema é que esses complementos nem sempre apostam na oferta de conteúdo “legal” e nos permitem ver o conteúdo protegido por direitos autorais. Sem eles, o Kodi ainda é um media player ou gerenciador de conteúdo.

Os responsáveis pela Kodi estão cansados de estar ligados à pirataria quando simplesmente oferecem um aplicativo com muitas possibilidades. Por esse motivo, eles estão publicando uma série de artigos tentando explicar o que é o Kodi ou se é legal usá-lo. Eles acreditam que, devido às ações de terceiros criadores de addons, seu nome foi injustamente manchado. Além disso, eles acusam alguns sites e criadores de conteúdo no YouTube de perpetuarem esse mito apenas para receber visitas.

O que é o Kodi?

Os criadores do aplicativo acreditam que essa deve ser a primeira pergunta que eles devem responder. “Kodi é um centro multimídia, sem mais“. É o que os responsáveis pelo aplicativo defendem que explica que é uma ferramenta poderosa para reproduzir vídeos e áudios que é complementada com uma interface completa capaz de exibir o pôster do filme em questão, a sinopse ou a distribuição dos atores, entre outros dados.

O Kodi, sem complementos ou qualquer coisa, não oferece nenhum conteúdo ou possui qualquer complemento capaz de reproduzir o conteúdo instalado por padrão. O que ele oferece é uma lista de complementos Kodi do repositório oficial que foram aprovados pela própria empresa e que dão acesso a fontes de conteúdo “legais”.

Os usuários também podem reproduzir seus próprios arquivos que eles armazenaram localmente ou em sua própria rede. Além disso, eles podem instalar outros addons de terceiros que não são provenientes do repositório oficial Kodi ou que foram autorizados por ele.

Então, o Kodi é legal ou ilegal?

O Kodi é legal ou ilegal?

Como oferecemos, o Kodi é completamente legal“. É assim que seus criadores são claros. Além disso, eles afirmam que o usuário que reproduz seu próprio conteúdo armazenado em seu computador ou rede pessoal é responsável por possuir os direitos de fazê-lo ou deve enfrentar as consequências. Isso é o equivalente a baixar um filme por torrent e assisti-lo com VLC. Lá, o VLC não tem responsabilidade.

No caso de extensões ou complementos Kodi que dão acesso a conteúdo ilegal, os responsáveis pelo aplicativo apontam que, novamente, a decisão de instalar esses aditivos é de propriedade do usuário.

O Kodi foi projetado para ser extensível“, afirmam seus criadores. Por esse motivo, podemos instalar complementos de terceiros ou a partir do repositório oficial. Além disso, eles explicam que a possibilidade de instalar complementos de terceiros está desativada por padrão e deve ser o usuário que desativa essa proteção. Como o próprio nome indica, esses complementos de terceiros não são desenvolvidos nem suportados pelo Kodi.

Infelizmente, eles continuam explicando, existem muitos complementos de terceiros que oferecem acesso a conteúdo pirateado ou streaming protegido por direitos autorais. Um passo além disso é o da chamada Kodi Box, que tira proveito do nome popular do software e não tem nenhum relacionamento. De fato, o Kodi não fabrica nem suporta nenhum desses dispositivos.

Eles continuam explicando que, além de tudo dito até agora, existem brechas legais em certos aspectos. O Kodi não oferece complementos em seu repositório para acessar Torrents ou plataformas em nuvem como OneDrive, Google Drive, Dropbox ou Mega, mas permite a sua existência. Se usarmos esses complementos para visualizar conteúdo pirateado, a responsabilidade será nossa.

Por todas essas razões, eles reformulam a pergunta: “O Kodi é legal?“, e respondem novamente com a mesma força: “como oferecemos, a resposta é sim“.

Fonte: ADSLZone

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

Assista a 7 documentários sobre IA e robótica

Assista a 7 documentários sobre IA e robótica

Richard Stallman critica a Microsoft e pede liberação do código fonte do Windows

Richard Stallman critica a Microsoft e pede liberação do código fonte do Windows