in

O que é a DeepMind? Uma espiada na principal rede neural do mundo

Usando machine learning e deep learning para melhorar a experiência do usuário!

O que é a DeepMind? Uma espiada na principal rede neural do mundo
Imagem: Reprodução | IoT Tech Trends.

Desde a sua aquisição pelo Google, a DeepMind se tornou a principal rede neural de deep learning do mundo. Vamos analisar a história por trás do mecanismo de Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações em andamento. Além disso, veremos se você deve ter preocupações com a privacidade nos dispositivos inteligentes em que ela é usada.

O que é a DeepMind?

A DeepMind é uma rede neural que utiliza técnicas de “aprendizado por reforço” para desenvolver algoritmos de IA projetados para espelhar os processos de pensamento humano. Ela combina vários campos, como a neurociência e o machine learning, para criar aplicações avançadas de IA.

Algumas áreas em que a DeepMind é usada incluem o WaveNet para o Google Assistant, recomendações de aplicativos da Play Store, aplicações de IA para assistência médica e muitos outros projetos de aprendizado preditivo e não supervisionado.

O que é a DeepMind? Uma espiada na principal rede neural do mundo
Imagem: Reprodução | IoT Tech Trends.

Fundada no Reino Unido em 2010, a DeepMind ganhou destaque depois que seu algoritmo, o AlphaGo, venceu Lee Sedol, o principal jogador de Go (jogo de tabuleiro) do mundo, por 4 a 1, em um concurso televisionado. Além disso, seu programa AlphaStar AI derrotou os jogadores profissionais de Starcraft II.

Em 2014, o Google pagou cerca de £ 400 milhões (US$ 520 milhões) para adquirir a empresa.

Aplicações do DeepMind

Você usou recentemente as recomendações da Play Store para baixar um aplicativo? Então, você se deparou com os algoritmos de recomendação pessoal da DeepMind que oferecem novas opções com base em nossos gostos e comportamento de download.

Da mesma forma, se você estava se perguntando como o Google Assistant captou sua voz natural com tanta facilidade, a DeepMind usa uma tecnologia de IA chamada Redes Neurais Intrincadas (CNN, sigla em inglês). É um algoritmo probabilístico complexo que melhora o aprendizado de wavelets (relacionado à frequência de som) de IA para identificar com precisão seus padrões de fala. Se você tem um sotaque difícil ou usa muitos grunhidos enquanto fala, este software neural entenderá você em pouco tempo.

Algumas das aplicações novas e inovadoras da DeepMind incluem seu uso nos parques eólicos do Google no centro dos Estados Unidos. Dessa forma, ela prevê a produção de eletricidade cerca de 36 horas antes de ser gerada.

Conclusão

A DeepMind é uma das tecnologias de IA mais prolíficas que está mudando silenciosamente o mundo ao nosso redor. Embora existam muitas outras tecnologias comparáveis, como Wolfram Alpha ou AutoML, a DeepMind está em um patamar diferente, devido ao seu sucesso fenomenal nos últimos anos.

Neste artigo, você aprendeu o que é a DeepMind. Ela é a principal rede neural do mundo.

Fonte: IoT Tech Trends

Leia também:

O Google usará Inteligência Artificial para otimizar a frequência com que os usuários veem anúncios

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

aplicativos-que-avaliam-o-motorista-e-oferecem-descontos-na-apolice-como-tem-influenciado-a-inteligencia-artificial-no-mercado-do-seguro

Aplicativos que avaliam o motorista e oferecem descontos na apólice: como tem influenciado a Inteligência Artificial no mercado do seguro?

Arm trabalha para aumentar desempenho do Chrome/Chromium

Arm trabalha para aumentar desempenho do Chrome/Chromium