in

O que é computação quântica e como ela desempenha um papel na IoT?

Saiba mais sobre essa tecnologia que poderá revolucionar o futuro da computação.

O que é computação quântica e como ela desempenha um papel na IoT?

Existem muitas palavras-chave na IoT (Internet das Coisas) que, por si só, são um termo igualmente elevado. Entre conversas sobre nuvem, inteligência artificial, inteligência aumentada e outros termos semelhantes, você certamente ouvirá sobre computação quântica. Não é um termo tão novo assim, mas estamos apenas começando a vê-lo em ação.

A computação quântica pode potencialmente significar saltos revolucionários para a frente, com enorme impacto no futuro da computação. Como você pode imaginar, isso também pode impactar o futuro da Internet. Mas quanto tempo teremos que esperar?

O que é computação quântica?

O que é computação quântica e como ela desempenha um papel na IoT?

Para entender a computação quântica, primeiro vamos dar uma olhada nos computadores tradicionais. A base de uma grande parte de como os computadores modernos funcionam é o conceito de um pouco. Essa é uma ideia muito simples: um bit pode ser 0 ou 1.

Com base no fato de um bit ser 0 (“desativado”) ou 1 (“ativado”), você pode executar todos os tipos de operações, mas tudo volta a esses bits. Tudo o que você está vendo na tela agora está diretamente relacionado aos bits de uma maneira ou de outra.

A computação quântica usa qubits, que é semelhante a bits, mas também fundamentalmente diferente. Os Qubits podem estar em um estado quântico de 0 ou 1. Eles também podem ser ambos, mas quando medidos sempre serão 0 ou 1. Você pode medir se obtém 0 ou 1 com base na probabilidade do estado quântico.

Isso pode parecer confuso, e é, mas devido à forma como os estados quânticos funcionam, um computador quântico pode teoricamente ser muito mais rápido que um computador tradicional.

O que significa computação quântica para IoT?

A natureza dos computadores quânticos significa que, como eles podem representar todos os estados possíveis ao mesmo tempo, eles podem lidar bem com grandes conjuntos de dados. Como os aplicativos de IoT frequentemente lidam com grandes quantidades de dados, os computadores quânticos podem significar um grande salto em frente.

Mesmo verificar se diferentes sistemas estão trabalhando juntos como planejado é um problema maior do que você imagina. A computação quântica pode acelerar isso consideravelmente, removendo gargalos que podem levar a aplicativos IoT mais completos.

Onde está a computação quântica agora?

O que é computação quântica e como ela desempenha um papel na IoT?

Infelizmente, apesar de toda a promessa da computação quântica, não começaremos a ver os benefícios por algum tempo. Os computadores quânticos existem, mas por enquanto são barulhentos, o que requer correção de erros. Devido à correção necessária, os computadores quânticos atuais são limitados e não tão rápidos quanto poderiam ser.

Mesmo assim, empresas como Google, Microsoft e IBM Q estão investindo recursos maciços em pesquisas de computação quântica. Não é uma questão de ver se os computadores quânticos se tornam mais viáveis para casos de uso reais, mas quando.

À medida que os qubits começam a operar de maneira mais suave e sem erros, o próximo passo é construir computadores inteiros ao seu redor, com o objetivo de resolver problemas do mundo real. Foi quando pudemos ver alguns resultados sérios.

Fonte: IoTTechTrends

Written by Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin 7; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

GNU Wget2 tem downloads mais rápidos

GNU Wget2 tem downloads mais rápidos

vulnerabilidade-zero-day-do-android-nao-foi-corrigida

Vulnerabilidade Zero Day do Android não foi corrigida!