in

O que é FreeBSD? Descubra esse sistema incrível!

O que é FreeBSD? Descubra esse sistema incrível! Neste artigo, veja alguns detalhes sobre esse sistema amigo do open source.

Diretora Executiva do FreeBSD pede que Linux e BSD trabalhem juntos

A princípio, quando muitos pensam em sistemas operacionais open source, imaginam logo o Linux. Porém, existe outro ramo de sistema operacional open source que traz muitos recursos interessantes. Sendo assim, neste artigo saiba o que é o FreeBSD!

O que é o FreeBSD?

O FreeBSD é um sistema operacional para uma variedade de plataformas que foca em recursos, velocidade e estabilidade. Ele é derivado do BSD (Berkeley Software Distribution), a versão de UNIX desenvolvida na Universidade da Califórnia em Berkeley. Ele é desenvolvido e mantido por uma grande comunidade.

O que é o FreeBSD?
O que é o FreeBSD?

Recursos modernos

O sistema oferece rede avançada, performance, segurança e recursos de compatibilidade que hoje ainda estão faltando em outros sistemas operacionais, até mesmo nas melhores opções comerciais.

Soluções poderosas para a Internet

Além disso, o FreeBSD é ideal como um servidor de Internet ou de Intranet. Ele fornece serviços de rede robustos sob as cargas mais pesadas e usa a memória de maneira eficiente para manter bons tempos de resposta para milhares de processos de usuários simultâneos.

Plataforma embarcada avançada

O FreeBSD traz recursos avançados de rede de sistema operacional para aparelhos e plataformas embarcadas, de sofisticados aparelhos baseados em Intel a ARM, PowerPC e plataformas de hardware MIPS. Além disso, de aplicações web e e-mail a roteadores, servidores de tempo e access points sem fio, fornecedores do mundo inteiro confiam nos ambientes de plataforma integrada e multi-plataforma do FreeBSD como a fundação para seus produtos embarcados. E a licença open source Berkeley permite que eles decidam quantas das mudanças locais eles querem relatar de volta à equipe de desenvolvedores.

Executa um grande número de aplicações

Com mais de 24.000 bibliotecas e aplicações portadas, o FreeBSD suporta aplicações para desktop, servidor, dispositivos e ambientes embarcados.

Fácil de instalar

O sistema pode ser instalado de uma variedade de mídias, incluindo CD-ROM, DVD ou diretamente através da rede usando FTP ou NFS. Tudo que você precisa está nessas instruções.

O FreeBSD é livre

Enquanto você talvez espere que um sistema operacional com esses recursos seja vendido por um alto preço, o FreeBSD está disponível sem qualquer custo e vem com o código fonte.

Contribuir com o FreeBSD

É fácil contribuir com o projeto. Logo, tudo que você precisa fazer é encontrar uma parte do sistema que você acha que poderia ser melhorada e fazer essas mudanças (cuidadosamente e de forma clara) e comunicar isso ao Projeto por meio de um bug reporter ou um committer, se você conhecer um. Pode ser qualquer coisa desde documentação até o código fonte.

Mesmo que você não seja um programador, há outras maneiras de contribuir com o querido sistema. A FreeBSD Foundation é uma organização sem fins lucrativos em que as contribuições diretas são totalmente dedutíveis do imposto de renda. Por favor, contate info@FreeBSDFoundation.org para mais informações ou escreva para: The FreeBSD Foundation, 2222 14th Street, Boulder, CO 80302 USA.

Por fim, gostou de saber o que é o FreeBSD? O que acha de instalá-lo e testar seus recursos?

Não deixe de compartilhar!

Fonte: FreeBSD.org

Leia também: Diretora Executiva do FreeBSD pede que Linux e BSD trabalhem juntos

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Impressão 3D open source

4 soluções fornecidas pela impressão 3D open source

youtube-como-o-conteudo-nocivo-e-removido-da-plataforma

YOUTUBE | Como o conteúdo nocivo é removido da plataforma