in

O que esperar de um telefone 5G?

Veja alguns pontos interessantes do que você pode esperar de um telefone com a rede 5G.

O que esperar de um telefone 5G?
Imagem reprodução: Shutterstock / Jorge Ugaz

À medida que as primeiras redes 5G continuam a crescer, essa poderosa tecnologia de próxima geração está se preparando para o seu dia de destaque. Verizon, T-Mobile, Sprint e AT&T (entre muitos outros) estão todos cobrindo a cobertura 5G o mais rápido possível. Mas você sabe o que esperar de um telefone 5G?

Embora levem anos para que os EUA sejam cobertos com 5G da mesma forma que com 4G hoje, já existem mais e mais telefones 5G entrando no mercado.

Entretanto, veja logo abaixo, alguns pontos interessantes do que você pode esperar de um telefone com a rede 5G.

Atualização 5G

Antes de mergulhar no que seu telefone pode fazer, vamos ver como chegamos aqui. Então, o que é 5G? “G” significa geração e o “5” representa a quinta geração de tecnologia móvel. Para aqueles que se lembram, o 1G era tão básico quanto volta quando os celulares foram lançados no mundo. Eles eram grandes, volumosos e caros. O lançamento do 2G introduziu o mundo na tecnologia digital ou GSM, juntamente com grampos diários, como mensagens de texto.

O 3G foi a nossa primeira incursão na velocidade dos dados que não invocou o pensamento do som do modem tocando na sua sala de estar. Hoje, vivemos em um mundo 4G e é rápido, geralmente muito rápido, com velocidades de dados que podem rivalizar com a banda larga doméstica. Isso nos leva de volta ao 5G, que deve ter as velocidades de Internet mais rápidas que você já experimentou em casa ou no smartphone.

Velocidades mais rápidas para todos

O que esperar de um telefone 5G?
Imagem reprodução: What Mobile

Se você ainda não entendeu esse tema, o foco principal do 5G é a velocidade. Entre as maiores operadoras do país, há poucas divergências quanto ao fato de o 5G ser mais rápido, mas há um problema. Seu telefone não abre o Facebook ou o Reddit mais rápido. Isso é mais sobre o poder de processamento do telefone. A diferença é quando você tenta baixar um filme ou um arquivo de música.

Hoje, pode demorar 30 segundos para baixar uma música e alguns minutos para baixar um programa de TV. Com o 5G, esses tempos de download serão reduzidos significativamente, provavelmente em um piscar de olhos. A T-Mobile promete que até 2024, sua rede 5G será dez a quinze vezes mais rápida que o 4G LTE. A Verizon diz que suas velocidades podem ser até 100 vezes mais rápidas nos próximos anos. Isso é alucinante! Em vez de alguns minutos para baixar um filme no Netflix, agora leva alguns segundos. O vídeo baixado também será muito mais nítido em uma conexão 5G.

Latência mais baixa é uma coisa boa

Esse benefício é mais relacionado à rede e um pouco mais técnico, mas é relevante da mesma forma. À medida que os fabricantes de telefones incorporam isso em seus dispositivos futuros, os benefícios para clientes em todo o mundo são significativos. Em termos simples, latência é o tempo que leva para um sinal do telefone chegar a uma torre de celular. No mundo 4G de hoje, esses tempos são em média de cinquenta milissegundos. No seu futuro smartphone 5G, esse tempo pode ser reduzido para apenas um milissegundo.

Essa melhoria incrível significa que jogos como Fortnite se beneficiarão tremendamente e introduzirão uma experiência multiplayer ainda melhor. Da mesma forma, os aplicativos de bate-papo por vídeo, como o Skype ou o FaceTime, reduzirão o atraso entre alguém que fala e seus lábios / rosto em movimento. É muito sutil com um forte sinal 4G LTE, mas o 5G é muito melhor.

A Internet das Coisas

O que esperar de um telefone 5G?
Imagem reprodução: © OFCOM

Esse benefício pode ser surpreendente, mas já está ocorrendo em nosso mundo 4G LTE. A Internet das Coisas, também conhecida como IoT, é traduzida livremente para a forma como todos os nossos dispositivos estão conectados. Se você possui luzes inteligentes em sua casa ou uma geladeira inteligente, está arranhando a superfície da Internet das Coisas.

À medida que o 5G for lançado para esses dispositivos e seu smartphone, isso mudará a maneira como você vive. Conectar tudo isso exige capacidade significativa em cada rede celular, e é por isso que o 5G é tão importante. Hoje isso é possível, mas é apenas porque o número de pessoas fazendo isso é pequeno. O maior benefício do 5G para o seu telefone é que cada operadora terá a largura de banda que permite desligar o termostato a milhares de quilômetros de distância quase instantaneamente. Tudo isso será possível na palma da sua mão.

Conclusão

Para ter certeza, tudo isso toca a superfície do que é possível com o 5G. O foco principal agora será a velocidade e esperar um telefone com a rede 5G, que será inquestionavelmente rápido.

Infelizmente, levará anos até que você tenha que se preocupar com isso, pois os primeiros dispositivos compatíveis com 5G estão sendo lançados agora e suas redes são irregulares na melhor das hipóteses. Provavelmente levará cinco a dez anos para vermos uma cobertura nacional.

Até lá, aproveite o que você tem, mantendo um olho no futuro.

Fonte: MakeTechEasier

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

Samba 4.12 melhora criptografia

Samba 4.11 chega com capacidade para cem mil usuários

Gerente de empresa de TI é preso em enorme caso de violação de dados no Equador que afeta 20 milhões de pessoas

Gerente de empresa de TI é preso em enorme caso de violação de dados no Equador que afeta 20 milhões de pessoas