in

5G é o futuro, mas e o WiFi?

5G é o futuro, mas e o WiFi? Neste artigo, veja as diferenças entre as aplicações dessas duas tecnologias em vários aspectos de nossas vidas.

5G é o futuro, mas e o WiFi?

Antes de mais nada, você já se perguntou quais as vantagens do 5G sobre o WiFi e vice-versa?

O 5G e o WiFi continuarão a coexistir?

A indústria das telecomunicações está aproximando-se de um ponto de inflexão. A implementação da tecnologia 4G trouxe a performance do celular para inigualáveis níveis de velocidade de dados, cobertura, mobilidade e segurança.

Com o advento do 5G, a próxima evolução na tecnologia sem fio móvel, isso vai acelerar ainda mais. Um estudo recente do ConsumerLab da Ericsson revelou que um terço dos clientes globais que preferem WiFi para banda larga móvel esperam que o 5G supere o WiFi no futuro.

5G é o futuro, mas e o WiFi?
5G é o futuro, mas e o WiFi? Foto: Reprodução / Venture Beat / Ericsson North America

Tudo isso está acontecendo à medida que nossos hábitos de uso da internet se tornam menos dependentes de conexões cabeadas. Um estudo da Cisco Networking descobriu que, em 2017, 48% do tráfego de IP aconteceu por meio de conexões cabeadas. Mas é esperado que esse número caia 29% até 2022 conforme o tráfego move-se para os meios móveis, mostrando um grande aumento na dependência das conexões sem fio.

Assim, isso não é surpresa, visto que consumidores hoje demandam conectividade onde eles estiverem — no trabalho, no caminho ou em casa.

A seguir, veja três áreas onde o 5G e o WiFi vão interagir.

No escritório

No mundo do trabalho, a Ethernet tem sido o principal meio de carregar tráfego de dados de e para computadores em escritórios por algum tempo. Mas isso tem desvantagens, incluindo custos associados com fiação, energia, resfriamento, tomadas de rede e mais importante, a natureza fixa de pontos de conexão. O WiFi continuará a ajudar a ampliar escritórios de notebooks em detrimento dos escritórios cabeados. Assim, trabalhadores podem mover suas mesas para salas de reunião ou outros espaços coletivos.

Conforme o 5G se tornar mais disponível, ele se tornará a tecnologia de acesso sem fio favorita para negócios e aplicações de missão crítica, servindo aplicações em notebooks, smartphones e novos tipos de dispositivos IoT (Internet of Things – Internet das Coisas). A alta confiabilidade, segurança, baixa latência e vasta área de cobertura do 5G serão críticos para a manufatura (processos de automação), assistência médica (diagnóstico remoto e cirurgia), transportes (direção autônoma, gerenciamento de tráfego) e energia (redes inteligentes).

A capacidade e a performance de latência do 5G, que não se degrada com carga assim como o WiFi, faz dele uma alternativa viável às conexões cabeadas em muitas dessas aplicações críticas. Em uma rede WiFi carregada, você talvez espere centenas de milisegundos por um pacote — esse não é o jeito do 5G!

Mais adiante, o 5G se tornará o acesso primário para um escritório flexível e móvel do futuro. A segurança e a alta confiabilidade fornecidas nessas redes, no topo de altas velocidades e baixa latência, torna-o a melhor escolha para profissionais laboriosos e novas situações de utilização com tráfego de alto valor.

Na estrada

Consumidores que estão trabalhando e viajando a negócios estão entre os grupos mais prováveis de ver uma mudança na maneira com que se conectam conforme se movem num ecossistema completamente móvel. WiFi públicos e em hotéis não estão sempre disponíveis — ou são confiáveis — e conectar-se pode ser difícil e frustrante. O 5G fornecerá uma capacidade ainda maior comparado ao 4G em áreas onde consumidores se reúnem, tais como estações de trens, pontos suburbanos movimentados, estádios e festivais.

O WiFi público, quando e se está disponível, pode ter a vantagem de ser grátis, mas pontos críticos são muitas vezes lentos ou têm performance variável, não seguros e muito difíceis de entrar, agravando preocupações sobre segurança e como suas credenciais serão monetizadas quando você deixar o ponto movimentado. O 5G, com sua performance assegurada e segurança ponto a ponto sem atrito, oferece uma experiência de usuário vastamente superior.

O desenvolvimento do 5G poderia ter profundas implicações na indústria hoteleira. Com as necessidades de alto tráfego em hotéis e centros de convenção, o 5G fornecerá conectividade de dados móveis contínua para convidados e ao mesmo tempo habilitando serviços de alto valor e alta confiabilidade para funcionários de hotéis.

Em casa

Dentro de casa, a presença contínua do WiFi é uma aposta segura. Com 25 por cento das residências tendo mais de 10 dispositivos conectados, casas ao redor do mundo estão se tornando cada vez mais hiperconectadas. Atualmente, o WiFi é a escolha para conectar muitos desses dispositivos. Enquanto dois terços dos usuários atualmente preferem se conectar ao WiFi, quando disponível, para reduzir o tráfego em seu plano de dados móveis.

Consumo de vídeo em alta resolução está em alta e consumidores móveis com planos ilimitados não querem esperar até que eles estejam conectados a um WiFi em casa para assistir. Na verdade, usuários de smartphone já estão estimando que consumirão mais três horas longe de casa com o 5G.

Em adição a tudo isso, com novas faixas de frequência abrindo e novos modelos de licença, o 5G está preparado para servir uma variedade ainda maior de aplicações. Com implantações de rede vastamente mais densas ao ar livre e novas soluções nas próprias edificações direcionadas às empresas, o público e até algumas aplicações residenciais, a performance do 5G vai se sobrepor a qualquer outra tecnologia sem fio.

Afinal, você gostou de conhecer como as redes 5G e as redes WiFi vão interagir no futuro próximo?

Não deixe de compartilhar!

Fonte: Venture Beat

Leia também: Geração 5G – Veja o que o futuro nos reserva

Written by Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

Atualização do Telegram adiciona agendamento de mensagens, lembretes pessoais e novas opções de temas

Atualização do Telegram adiciona agendamento de mensagens, lembretes pessoais e novas opções de temas

wikipedia-sofre-ataque-ddos-e-site-fica-fora-do-ar-em-varios-paises

Wikipedia sofre ataque DDoS e site fica fora do ar em vários países!