in

O que exatamente é a resolução 4K e por que ela é chamada assim?

Esperamos que este guia ajude você a entender a resolução 4K.

O que exatamente é a resolução 4K e por que ela é chamada assim?
Imagem: Libron | Wikipedia.

Esteve de olho na tecnologia nos últimos dois anos? Então, você definitivamente viu 4K estampado em praticamente todas as telas ou mídias. Mas o que realmente é o 4K? E por que ele se chama assim?

O que é 4K?

Basicamente, é um tipo de resolução de tela.

E o que é resolução?

Quando se trata de monitores e telas, a resolução é simplesmente o número de pixels (também conhecidos como pontos coloridos) que eles podem mostrar. Isso se traduz diretamente no nível de detalhe de uma imagem.

Normalmente, isso é descrito indicando o número de pixels na largura e altura da tela, respectivamente. Por exemplo, a resolução 1080p é para telas que exibem 1.920 pixels na horizontal e 1.080 na vertical.

Simples, não é?

Então, o que é a resolução 4K?

Embora isso possa parecer uma pergunta simples, a resposta é um pouco mais complexa do que você imagina. Basicamente, existem dois formatos 4K aceitos: um usado em televisões e outro usado no cinema.

O padrão de televisão (que você provavelmente encontrará) tem uma resolução de 3.840 x 2.160. Tecnicamente, isso é chamado de UHD ou ultra-alta definição. É por isso que você costuma ver TVs com a marca 4K UHD, em vez de apenas 4K.

A outra definição de 4K vem do cinema. Os projetores 4K não têm uma resolução horizontal de 3.840 como as TVs. Em vez disso, eles têm uma largura de 4.096 pixels. Isso é estabelecido pelas Iniciativas de Cinema Digital (DCI), que é uma organização formada pelos principais estúdios de cinema para tentar padronizar a experiência moderna do cinema.

Curiosamente, como os filmes podem ser filmados em diferentes proporções, não há limite definido para a quantidade de pixels verticais em um projetor 4K.

O que exatamente é a resolução 4K e por que ela é chamada assim?
Basicamente, existem dois formatos 4K aceitos: um usado em televisões e outro usado no cinema. Imagem: Reprodução | IoT Tech Trends.

O que é a resolução 4K nas TVs?

Para reiterar, é uma tela que exibe 3.840 pixels na horizontal e 2.160 na vertical. Isso significa que ele tem quatro vezes mais pixels do que uma tela de 1080p (que era o antigo padrão HD).

E por que se chama assim?

Novamente, essa é uma pergunta mais complicada de se responder do que você imagina. Como mencionamos, o formato de cinema definido pelo DCI tem uma largura de 4.096 pixels, ou seja, 4K.

As TVs, por outro lado, possuem apenas 3.840 pixels no eixo horizontal, o que significa que não são tecnicamente 4K. Mas como parece legal, praticamente todo mundo se refere a elas como tal, mas elas se encaixam no mencionado UHD.

Além disso, pode ser um pouco confuso termos passado das resoluções de 720p e 1080p (essas são medidas da quantidade de pixels verticais) para 4K (que é a quantidade de pixels horizontais). Por uma questão de consistência, a tecnologia deveria ser chamada de 2160p.

Mas por que não? A única resposta que faz sentido é que essa resolução parece incrível e futurista, enquanto a 2160p não.

Esperamos que este guia tenha ajudado você a entender essa resolução, o que realmente significa e por que é chamada assim.

Fonte: The Next Web

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

5 distribuições Linux para usuários do Windows 7

5 distribuições Linux para usuários do Windows 7

Ransomware chamado Sodinokibi publica dados roubados para demandas de resgate não pagas

Ransomware chamado Sodinokibi publica dados roubados para demandas de resgate não pagas