o-que-ha-de-novo-com-o-plugin-da-plataforma-wayland-no-qt-5-11

Recentemente, divulgamos a informação sobre o lançamento do Qt 5.11 com várias atualizações. Agora, Johan Helsing, do Blog do Qt destaca em um post as principais novidades do Qt 5.11 na plataforma Wayland. Para quem não sabe, Wayland é um protocolo de exibição usado em sistemas Linux modernos. Assim, o plugin da plataforma Qt Wayland permite que aplicativos Qt sejam executados em servidores de exibição Wayland (compositores). Além das correções de erros, a versão do Qt 5.11 contém uma quantidade substancial de melhorias, especialmente para usuários de desktop.

Suporte para composição de chaves

composição de chaves

Suporte para compor chaves está ausente há muito tempo e finalmente foi adicionado. Isso significa que agora você pode inserir caracteres que exigem uma seqüência de chaves, como:

  • ¨Apara escrever “ä”
  • compose keySSPara escrever “ß”

Qt Wayland em binários oficiais

Começando com o Qt 5.11 e o Qt Creator 4.7, binários nos instaladores oficiais agora também incluem o Qt Wayland (anteriormente teria que construí-lo você mesmo).

Então, a versão oficial do próprio Qt Creator agora roda no Wayland, assim como os aplicativos que você cria com os pacotes oficiais do Qt.

Qt criador 4.7 noturno em execução em Wayland

Qt criador 4.7 noturno em execução em Wayland

Há nightlies para o QtCreator 4.7 disponíveis se você quiser testá-lo antes do lançamento oficial.

Fallback to X11 se Wayland não estiver disponível

A maneira comum de selecionar um plugin de plataforma Qt, foi definir a variável de ambiente QT_QPA_PLATFORM=wayland. Isso tem sido um problema nos desktops Linux, porque alguns aplicativos – por exemplo, o pacote oficial QtCreator – usam uma versão integrada do Qt que não inclui o Wayland e não serão lançados com a seguinte mensagem:

This application failed to start because it could not find or load the Qt platform plugin "wayland" in "".

Os plugins de plataforma disponíveis são: eglfs, linuxfb, minimal, minimalegl, offscreen, vnc, xcb. Reinstalar o aplicativo pode corrigir esse problema.

No Qt 5.11 foram adicionados suporte para plugins de plataforma de fallback. Isso significa que é possível agora configurar QT_QPA_PLATFORM="wayland;xcb", o que faz com que o Qt use o plugin xcb (X11) se o Wayland não estiver disponível.

Suporte aprimorado para alta resolução

mudança automática de dpiPara quem possui uma configuração de vários monitores com telas de alta resolução e baixa resolução, as janelas agora mudam para a escala apropriada quando movidas de uma tela para outra. Não há mais janelas minúsculas ou borradas

Teste e integração contínua

QA Wayland QA-wise tem visto melhorias significativas ultimamente. Agora executamos um subconjunto dos testes da unidade QtBase em cada conjunto de patches enviado, o que significa que pegaremos mais bugs anteriormente. No entanto, este é um tópico adequado para uma postagem de blog separada.

Desenvolvimento

Houve também muitas mudanças recentes que não entraram na versão 5.11. Mudanças de estado, como redimensionar ou maximizar, já foram muito trabalhosas. Agora, finalmente, há suporte de maximização e tela cheia no xdg-shell-v6. Também foi adicionada uma nova integração shell para o xdg-shell stable.

Repositório de backports Qt Wayland

Quem quiser testar os novos recursos e correções no Qt Wayland sem esperar por um lançamento, ou se você não quer atualizar ou compilar todo o Qt, o autor do blog QT compilou um repositório qtwayland-backports não oficial.

Ele contém ramificações com novas versões do Qt Wayland que compilam versões antigas do Qt. Ou seja, se você usar o Qt 5.10.x, ainda pode testar as mudanças recentes do Qt Wayland usando o dev-for-5.10.

Os usuários do Arch Linux podem instalar o pacote AUR qt5-wayland-dev-backport-git, como substituto imediato do qt5-wayland.

Novamente, observe que esses backports não são oficiais e não há garantias de que serão continuamente atualizados.
Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Manual do Krita pode ser atualizado com uso de nova tecnologia

Previous article

Chrome 67 vem com com atalho para emoji, APIs AR/VR e novos favicons

Next article

You may also like

More in Notícias