No momento, a SpaceX constrói e lança foguetes e começou a lançar um serviço de internet por satélite conhecido como Starlink. A Starlink ainda tem um longo caminho a percorrer antes de se tornar comercialmente disponível, mas o CEO da SpaceX, Elon Musk, compartilhou alguns detalhes adicionais sobre o serviço de internet via satélite durante uma conferência, incluindo informações sobre jogos e latência.
O serviço de internet via satélite da SpaceX será rápido o suficiente para jogos competitivos?
Para começar, Musk fez uma afirmação bastante ambiciosa sobre o desempenho da Starlink no mundo real. Ele disse que, nas áreas rurais, a latência deve estar abaixo de 20 milissegundos. Segundo o CEO, isso seria suficiente para jogos de “resposta rápida” em um nível competitivo, o que não está muito longe da verdade, embora muitos jogadores profissionais argumentem que a latência abaixo de 10 ms é a ideal.
No entanto, para jogadores rurais, é provável que 20 ms sejam mais do que adequados às suas necessidades. No que diz respeito à largura de banda, Musk estava menos disposto a entrar em detalhes, mas ele disse que você poderá “assistir a filmes em alta definição”, jogar e fazer “todas as coisas” que deseja, sem perceber a velocidade. Em outras palavras, deve ser bom o suficiente para o usuário médio, especialmente se essa pessoa ainda não foi exposta à internet de alta velocidade.
Veja a entrevista com Elon Musk (em inglês) no vídeo abaixo.
Objetivo não é competir com os provedores existentes
Além disso, Musk continuou observando que a Starlink não será ideal para todos. Se você já possui, digamos, uma conexão gigabit de um provedor local, a Starlink certamente não poderá competir. De fato, a concorrência nem mesmo é o objetivo de Musk. Ele diz que a Starlink se destina a atender cidadãos que não estão sendo alcançados, de modo que o serviço não será uma “grande ameaça” para outros provedores.
Certamente, Musk acredita que a Starlink beneficiará outras empresas de telecomunicações, porque atenderá os clientes “3 ou 4% mais difíceis de alcançar”, bem como aqueles que “simplesmente não têm conectividade” no momento. Ao atrair esses clientes, Musk acredita que uma “carga significativa” será retirada dos outros provedores.
Por fim, ainda não se sabe se essas empresas concordarão ou não com a avaliação de Musk. No entanto, para quem não tem acesso à uma internet confiável, esperamos que a aposta da Starlink compense.
Fonte: Tech Spot