Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

29/07/2021 às 13:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

O substituto do Snapdragon 888 da Qualcomm deve se chamar Snapdragon 898

O chip será baseado na nova arquitetura Armv9 da Arm

o-substituto-do-snapdragon-888-da-qualcomm-deve-se-chamar-snapdragon-898

O chipset Snapdragon 888 da Qualcomm está cada vez mais perto de ganhar um sucessor. E, o próximo chipset de smartphone topo de linha da Qualcomm, substituto do Snapdragon 888 deve se chamar Snapdragon 898. A informação vem do Ice Universe, que fez uma postagem no Weibo.

Anteriormente, acreditava-se que o sucessor do Snapdragon 888 seria conhecido como Snapdragon 895. Independentemente disso, o SoC tem o número do modelo SM8450. De acordo com um relatório anterior, o chip será baseado na nova arquitetura Armv9 da Arm e o Ice confirmou isso. Ele sugere que os núcleos da CPU Kryo 780 principal atingirão velocidades de clock de cerca de 3,09 GHz.

o-substituto-do-snapdragon-888-da-qualcomm-deve-se-chamar-snapdragon-898
Imagem: NotebookCheck

O núcleo principal será baseado no CPU Arm Cortex-X2, que é o sucessor do núcleo Cortex-X1 no qual o Kryo 680 do Snapdragon 888 é baseado. A Arm afirma que é 16 por cento mais rápido que o X1. Para referência, o núcleo de processamento primário do Snapdragon 888 funciona a até 2,84 GHz, e sua versão levemente aprimorada, o Snapdragon 888 Plus, oferece velocidades de clock máximas de 2,995 GHz.

Se a diferença de desempenho entre o Snapdragon 865 e o 865 Plus for qualquer benchmark, o Snapdragon 888 Plus é quase 10 por cento mais rápido do que a variante padrão. Nesse contexto, a frequência de 3,09 GHz mencionada pode não soar tão impressionante, mas vale lembrar que o Snapdragon 898 também se beneficiará do processo de 4 nm. Os atuais chips principais da Qualcomm são baseados no nó de 5 nm. Então, teremos algumas melhorias nesse chip topo de linha.

Qualcomm Snapdragon 898

Os outros núcleos provavelmente também serão baseados nos novos designs da Arm e isso aumentará ainda mais o desempenho. Espera-se que o chip tenha o GPU Adreno 730 e a julgar apenas pelo nome, será uma melhoria notável em relação ao Adreno 660. Há rumores de que o chip integra o modem 4nm X65 5G.

Os principais smartphones de hoje são bastante rápidos para o usuário médio, mas como o Armv9 é a primeira nova arquitetura em uma década, as expectativas são altas para os chips que empregarão os novos designs, aponta o PhoneArena.

Ainda temos bastante tempo até que o sucessor do Snapdragon 888 seja lançado. No entanto, certamente, ele será ainda melhor que o seu antecessor. Ele deve realmente se chamar Snapdragon 898 e, certamente será embalado por muitos smartphones carro-chefes de 2022. Resta sabermos quem será a primeira empresa a embalá-lo, quando estiver pronto.

Via: PhoneArena

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.