O Windows 95 esta disponível para Linux, confira essa novidade!

Se você gosta de se divertir com tecnologias antigas, então a programação do final de semana esta garantida. O usuário do GitHub e desenvolvedor felixrieseberg empacotou o famoso Windows 95 para Linux, Mac e até para a própria plataforma Windows da Microsoft. De forma particular eu nunca imaginaria citar a frase a seguir, mas saiba como instalar o Windows 95 no Ubuntu, Linux Mint, Debian, Fedora e derivados.

Para começar é importante dizer que há também disponibilidade de download do pacote fonte do Windows 95, então você pode instalar em qualquer distribuição. Mas, também existem pacotes prontos para instalar no Ubuntu, Debian, Fedora e derivados. Segundo o Felix Rieseberg esta versão do Windows 95 não é apenas visual, quem instalar terá a experiência completa do sistema, o arquivo tem um pouco mais de 90MB e realmente funciona.

Os pacotes do Windows 95 para Linux esta disponível apenas para arquitetura de 64 bits, então se você usa versões diferentes certamente não vai conseguir se divertir. Lembre-se que este sistema é apenas para diversão, não há possibilidade de produção com ele, então instale sabendo disso.

Como instalar o Windows 95 no Ubuntu, Debian, Linux Mint e derivados!

Para instalar o pacote .deb do Windows 95 abra o Terminal manualmente ou usando as teclas de atalhos Ctrl + Alt + T e copie e cole os comandos abaixo:

cd ~/Downloads
wget -c https://github.com/felixrieseberg/windows95/releases/download/v1.1.0/windows95_1.1.0_amd64.deb
sudo dpkg -i windows95_1.1.0_amd64.deb
sudo apt -f install

E depois só buscar por Windows no seu Ubuntu ou Debian, e claro, de acordo com o seu ambiente. No meu ambiente ficou no item Sistema.

Como instalar o Windows 95 no Fedora, CentOS e derivados!

Para instalar no Fedora vamos usar o pacote rpm, para isso abra o Terminal manualmente ou usando as teclas de atalho Ctrl + Alt + T e copie e cole os comando abaixo:

cd ~/Downloads
wget -c https://github.com/felixrieseberg/windows95/releases/download/v1.1.0/windows95-1.1.0.x86_64.rpm
sudo rpm -u  windows95-1.1.0.x86_64.rpm

Imagens do Windows 95 instalado no Deepin Linux 15.7

[tg_gallery_slider gallery_id=”32451″]

Se você quer ter acesso ao código fonte o Windows 95 para Linux, basta acessar o GitHub do desenvolvedor. Uma dica, caso você venha a instalar, na janela inicial clique no botão do meio para que o Windows seja iniciado, você pode desativar ou ativar o mouse secundário da máquina hospedeira pressionando tecla ESC.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile