Ainda a tempo de estrear no novo OBS Studio 29.1, a Veovera Software Organization sem fins lucrativos contribuiu com suporte para streaming AV1 e HEVC via RTMP. Assim, os jogadores e outros criadores possam transmitir seu conteúdo para o servidor RTMP do YouTube usando esses formatos de vídeo mais recentes.
A Veovera Software Organization (também conhecida como VSO), uma organização sem fins lucrativos, foi formada para ajudar a melhorar o software para o bem público. Atualmente, os membros do VSO incluem Adobe, Google e Veriskope. A VSO publicou uma especificação RTMP aprimorada, que adiciona suporte há muito esperado para HEVC e AV1 ao contêiner FLV, permitindo seu uso em RTMP.
Além disso, com o advento das GPUs que suportam a codificação AV1 em tempo real, agora podemos habilitar o streaming AV1.
Essa alteração atualiza a implementação do RTMP no OBS para oferecer suporte a HEVC e AV1. Além disso, habilita esses codecs para ingestão de RTMP no YouTube. Este recurso do YouTube está atualmente em versão beta.
Observação: o YouTube transcodifica transmissões ao vivo e atualmente não oferece suporte a AV1 para transmissão ao vivo. Os criadores ainda podem se beneficiar da manutenção de uma qualidade de ingestão mais alta, com menos artefatos de compactação, mesmo em taxas de bits mais baixas.
Aberto em uma solicitação pull neste fim de semana e já atingindo o OBS Studio Git, este codec HEVC e AV1 suporta a implementação do Real-Time Messaging Protocol (RTMP). Este novo código no OBS Studio emparelhado com GPUs modernas que lidam com codificação AV1 em tempo real permite que streamers/criadores façam uso de AV1 ou HEVC para ingestão de RTMP no YouTube.
OBS Studio ganha suporte AV1 & HEVC RTMP Streaming
Atualmente, o Google oferece suporte à ingestão de AV1 e HEVC RTMP como um recurso beta, enquanto a recomendação atual de RTMP do YouTube é o uso de H.264. Além do streaming para o YouTube, essa funcionalidade do OBS Studio também foi testada com o FFmpeg atuando como um servidor RTMP.
Trabalho de recursos do OBS Studio 29.1
Mais detalhes sobre esse código agora mesclado antes do OBS Studio 29.1 podem ser encontrados por meio desta solicitação pull.
OBS Studio 29.0.1 traz correção de várias falhas
O OBS Studio 29.0.1, versão “hotfix” trouxe algumas correções para várias falhas do recém lançado OBS Studio 29.0. O OBS é um software gratuito e de código aberto para transmissão ao vivo e gravação de tela.
Existem várias correções específicas do Linux no OBS Studio 29.0.1, incluindo uma falha ao usar Wayland e tentar usar o alternador automático de cena, um problema em que a captura de tela não funcionava corretamente no X11. Uma falha em que substituir o tema poderia causar falha ao iniciar o OBS Studio, bem como um problema de renderização de software.
Além disso, essa versão também corrige a mensagem “NVIDIA AUDIO Effects SDK está desatualizado” que aparece nas propriedades do filtro de redução de ruído quando o SDK não está instalado. Ela também corrige uma falha que ocorreu ao usar os filtros de efeitos de áudio da NVIDIA e, em seguida, desinstalar o SDK.