in

OMF (Oh My Fish), personalize o Shell Fish

Fish é um shell de linha de comando inteligente e amigável. OMF vem para deixar esse shell ainda mais pessoal e personalizado.

OMF (Oh My Fish), Personalize o Shell Fish

Alguns dias atrás escrevi um artigo sobre como instalar o Fish (Friendly Interactive SHell). Ele é um shell muito interessante, útil e totalmente utilizável que inclui muitos recursos excelentes, funcionalidades de pesquisa embutidas, destaques de sintaxe e muito mais. Nesta publicação, veremos como fazer o Fish ter uma aparência melhor e se tornar mais elegante e funcional usando o Oh My Fish.
Este é um complemento que permite que você instale pacotes que estendam suas funções ou modifiquem a aparência. É fácil de usar, rápido e extensível. Ao usar o OMF, poderemos instalar facilmente temas que irão enriquecer a aparência do nosso shell e instalar complementos para atender nossos desejos e necessidades.

Instalar o Oh My Fish (OMF)

Instalar o OMF não é difícil. Tudo o que temos a fazer é executar o seguinte comando em nosso Shell Fish:

curl -L https://get.oh-my.fish | fish

Uma vez concluída a instalação, veremos que as coisas mudaram. Observe que a hora atual aparece à direita da janela. Neste momento, é hora de dar ao nosso shell um toque diferente.

Configuração do OMF

Para listar todos os pacotes instalados, temos que executar:

omf list

Este comando mostrará os temas instalados e os complementos. Tenha em mente que instalar pacotes significa instalar temas ou complementos.
Todos os pacotes compatíveis oficiais e comunitários são hospedados no repositório principal de Oh My Fish. Neste repositório, poderemos encontrar mais repositórios que contenham muitos complementos e temas.
Agora, vejamos a lista de temas disponíveis e instalados. Para isso, vamos executar:

omf theme

Como você pode ver, só temos um tema, que é o padrão. Além disso, temos muitos temas disponíveis. Podemos ver todos os temas disponíveis aqui. Esta página contém todos os detalhes de cada tema e recursos.
Podemos instalar um tema facilmente, por exemplo, o tema ocean, executando:

omf install ocean

O tema será aplicado imediatamente depois de instalá-lo. Se você tem mais de um tema, você pode mudar para um tema diferente com o seguinte comando:

omf theme fox

Agora eu passaria a usar o tema “fox”, que eu já instalei anteriormente.
Para buscarmos temas e complementos no omf podemos utilizar o comando:

omf search "pacote"

Para limitar a busca por temas podemos usar a opção “-t” ou para limitarmos aos complementos a opção “-p”.
Caso surja alguma dúvida ou queira explorar outras funcionalidades do OMF, pode usar o comando:

omf --help

Caso queira desinstalar o OMF, o comando é:

omf destroy

 
Para ficar por dentro de todos os lançamentos do SempreUpdate, siga nosso grupo no Telegram.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

3 Ideias para Consolidar sua Tecnologia

3 Ideias para consolidar sua tecnologia

Últimas atualizações para o Ubuntu em 2017 são publicadas