in

OnlyOffice completa 10 anos

ONLYOFFICE: de ferramenta de colaboração interna ao pacote de escritório na Web líder

O aplicativo OnlyOffice, que como o nome sugere é uma uma suíte de escritório, completa 10 anos. Ele surgiu em 2010 como um projeto de código aberto, passando de uma ferramenta de colaboração interna para um conjunto único de aplicativos universais de escritório usados por milhões de usuários.

Com essa mudança e crescimento impressionantes, hoje o programa tem pelo menos 7 milhões de usuários espalhados pelo mundo. O OnlyOffice é usado em seus computadores pessoais, dispositivos móveis, redes locais e em nuvem pública. Então, vamos conhecer um pouco como o projeto se desenvolveu, o que ele tem para oferecer agora e quais planos para o futuro.

OnlyOffice completa 10 anos saindo de uma plataforma de colaboração para um trabalho em equipe eficaz

OnlyOffice completa 10 anos

O projeto começou como uma plataforma de colaboração interna com fóruns, blogs e um aplicativo para encomendar comida para o escritório. Em 2010, foi lançado para um público maior e obteve os primeiros 1.000 registros em duas semanas.

Atualmente, a plataforma de colaboração ONLYOFFICE fornece aos usuários todas as ferramentas para suas tarefas diárias de negócios – gerenciamento de documentos, projetos, relacionamento com clientes, e-mails e reuniões. A plataforma pode ser usada na nuvem pública e lançada como uma solução de código aberto em uma rede privada.

Editor on-line

OnlyOffice completa 10 anos

A plataforma parecia incompleta sem a edição de documentos, então a equipe mergulhou no trabalho.

A tecnologia escolhida pelos editores mudou a direção de todo o projeto: o uso do HTML5 permitiu aos desenvolvedores não apenas exibir documentos de forma idêntica em todos os navegadores, mas também processar arquivos com formatação complexa online, provando que é possível trabalhar com documentos grandes e complexos no navegador como no MS Office no PC.

Além disso, os editores do ONLYOFFICE garantem uma colaboração perfeita. Várias pessoas podem trabalhar no mesmo documento ao mesmo tempo, visualizando, digitando, comentando ou revisando o texto no modo Rastrear alterações sem interferir umas com as outras.

Inicialmente, uma ferramenta complementar, os editores se tornaram o componente central do projeto e seu principal orgulho.

Atualmente, os editores que mostram 10M + Docker pull estão sendo desenvolvidos publicamente no GitHub. A comunidade de código aberto, exigente e exigente, é a força motriz do projeto e uma grande fonte de inspiração.

Desktop Editors para atividades offline

OnlyOffice completa 10 anos

Apesar das conquistas do ONLYOFFICE na edição on-line, muitos usuários ainda preferiam trabalhar com documentos no PC. Portanto, o ONLYOFFICE trouxe um aplicativo de desktop para várias plataformas baseado no mesmo código que os editores on-line.

A capacidade de editar documentos off-line conquistou o primeiro milhão de usuários pessoais que precisavam de uma alternativa gratuita do MS Office para Windows, macOS e Linux. A entrega do aplicativo como snap package e flatpak levou o ONLYOFFICE a quase todas as distribuições do Linux. O aplicativo também vem pré-instalado com vários sistemas como Escuelas Linux, SparkyLinux e Linkat.

Editores para dispositivos móveis para trabalhar com documentos em movimento

OnlyOffice completa 10 anos

O lançamento do pacote de escritório móvel foi o próximo passo. Então, o aplicativo ONLYOFFICE Documents está disponível para dispositivos iOS e Android, permitindo que os usuários gerenciem, editem e colaborem em documentos em seus dispositivos móveis.

Integrações para número ilimitado de combos

OnlyOffice completa 10 anos

Uma das maiores contribuições da comunidade de código aberto foi a ideia de integrar os editores do ONLYOFFICE com plataformas populares de sincronização e compartilhamento, como ownCloud e Nextcloud.

Atualmente, os editores estão integrados em mais de 20 plataformas populares e centenas de serviços corporativos. O número de integrações está em constante expansão, oferecendo às pessoas de todo o mundo a oportunidade de editar documentos de escritório em ambientes de trabalho familiares. O ONLYOFFICE também permite que os desenvolvedores incorporem os editores em aplicativos da Web de terceiros e forneçam recursos de edição e co-edição para seus SaaS ou usuários locais.

Salas privadas para máxima segurança

OnlyOffice completa 10 anos

Privacidade e segurança são os princípios fundamentais do projeto. Para garantir transparência e confiabilidade, o código fonte dos aplicativos foi aberto sob a licença AGPL v3. A licença permite usar o ONLYOFFICE livremente para qualquer finalidade e modificá-lo. No entanto, requer redistribuição do código fonte da versão modificada sob a mesma licença.

Além disso, o ONLYOFFICE pode ser implantado em um servidor privado, permitindo que as organizações que lidam com dados confidenciais mantenham tudo sob controle total. Ele também fornece recursos avançados, como gerenciamento flexível de direitos de acesso, 2FA e SSO, proteção de documentos contra acesso não autorizado com JWT, ferramentas de filtragem e monitoramento.

No momento, a equipe do ONLYOFFICE está trabalhando duro para elevar o nível de segurança. Os desenvolvedores estão implementando criptografia 256 AES em salas de edição privadas. São espaços seguros onde os documentos serão criptografados em todos os estágios, incluindo o processo de colaboração. E assim, o OnlyOffice completa 10 anos, já que foi oficialmente lançado em 7 de julho de 2010.