O Open3D Engine (O3DE) é uma ferramenta gratuita e de código aberto usada para criar jogos e simulações. Desenvolvido pela Linux Foundation, ele começou como uma versão aprimorada do motor Amazon Lumberyard. A nova versão 24.09 foi lançada, e traz uma série de melhorias que prometem tornar o desenvolvimento de jogos mais rápido e eficiente.
Principais novidades da versão 24.09:
- Desenvolvimento simplificado: Agora, é possível criar projetos usando apenas Script Canvas e Lua, sem necessidade de um compilador C++, tornando o processo de criação mais rápido e acessível, especialmente para desenvolvedores que preferem uma abordagem visual.
- Melhorias de desempenho:
- O tempo de inicialização do editor foi otimizado em até 90% para projetos grandes, facilitando o início do trabalho em projetos complexos.
- Para desenvolvedores móveis, houve um aumento de até 400% na performance em dispositivos iOS e Android, juntamente com uma redução significativa no uso de memória, permitindo que jogos e aplicativos rodem de maneira mais suave e eficiente.
- Suporte ao formato de imagem PGM.
- Opções de controle de qualidade para dispositivos móveis, permitindo três níveis de configuração (baixo, médio e alto) para diferentes especificações de hardware.
- Novo recurso de silhueta, que desenha contornos em malhas, melhorando a visualização em jogos e simulações.
- Suporte para reflexões traçadas por raios (ray-traced reflections) e sombras para luzes pontuais e spot.
Correções e melhorias gerais:
- Diversos problemas foram resolvidos, como erros na instalação em Linux, melhorias de compatibilidade com Vulkan e suporte atualizado para o Visual Studio 2022.
- Muitos bugs foram corrigidos em várias plataformas, incluindo dispositivos Android e iOS, além de melhorias significativas na estabilidade do editor.
Se você está interessado em testar ou desenvolver com a nova versão, pode acessar o código-fonte diretamente no GitHub. E acessar todas as mudanças e até o log completo das versões anteriores sobre o que já foi melhorado até agora.