A primeira versão preliminar do Redis 8.0 Community Edition, a milestone 1 (M1), foi lançada, trazendo inovações significativas para o banco de dados em memória de código aberto. Essa versão inicial foca na introdução de novas estruturas de dados, incluindo suporte para JSON, séries temporais e cinco estruturas de dados probabilísticas, que anteriormente estavam disponíveis como módulos separados do Redis. Além disso, o Redis 8.0 incorpora um motor de consulta escalável, que agora oferece suporte para buscas vetoriais.
Principais novidades do Redis 8.0
O destaque do Redis 8.0 está na adição das seguintes estruturas de dados: JSON, séries temporais, filtro de Bloom, filtro de Cuckoo, Count-min sketch, Top-k, e t-digest. Essas novas funcionalidades aumentam a capacidade do Redis de lidar com dados complexos de maneira eficiente. O motor de consulta escalável foi aprimorado para incluir buscas vetoriais, oferecendo um desempenho ainda mais rápido.
A versão M1 do Redis 8.0 também inclui várias otimizações de desempenho e correções de bugs, além de melhorias na utilização de recursos. Entre as correções destacadas, estão ajustes em comandos como GETRANGE
e SCAN
, que agora apresentam melhor eficiência. Outras melhorias incluem a otimização de comandos associados ao tipo de dado STRING e operações como SMEMBERS
e HELLO
.
Redis Stack e outras mudanças
Uma mudança importante prevista para a versão GA (General Availability) do Redis 8.0 é a descontinuação do Redis Stack, um conjunto de módulos e ferramentas que facilitava a integração de funções avançadas. Com o avanço das novas estruturas de dados nativas, o Redis Stack será gradualmente substituído.
Outro ponto relevante são os caminhos de atualização suportados. Até o momento, a atualização para a versão 8.0 M1 é testada apenas para versões anteriores do Redis sem módulos. Caminhos de atualização de versões anteriores com módulos (como RediSearch e RedisJSON) serão introduzidos em versões futuras.
O que esperar nas próximas versões
A versão milestone 1 do Redis 8.0 é apenas um lançamento inicial e não está pronta para produção. Ela serve como um ponto de partida para testar as novas funcionalidades, enquanto mais aprimoramentos e distribuições serão lançados nos próximos marcos. A equipe também está desenvolvendo novos recursos e correções de desempenho, otimizando comandos como LRANGE
e LINDEX
, além de outras melhorias de desempenho e uso de memória.
A comunidade que deseja experimentar o Redis 8.0 M1 pode acessar o código no GitHub ou utilizar a imagem Docker disponível no Docker Hub. No futuro, mais distribuições e melhorias serão adicionadas, junto com o primeiro Release Candidate (RC1), que será lançado quando o conjunto de recursos estiver completo.