Após longos 25 anos, finalmente a Mozilla deve atender um desejo dos usuários. A primeira versão beta do Thunderbird 130 foi lançada e, ao executá-la no Linux, há um novo recurso muito óbvio: um ícone de bandeja! Portanto, o Thunderbird 130 Beta inclui ícone de bandeja para Linux.
O recurso de íons de bandeja no Thunderbird 130 beta é um trabalho em andamento. Não está (no momento em que escrevo isso) completo, concluído ou finalizado. Você pode acompanhar o desenvolvimento e novas funcionalidades em futuras atualizações beta planejadas do Thunderbird.
Nas notas de lançamento beta do Thunderbird 130, a seção ‘o que há de novo’ lista “ícone adicionado na bandeja do sistema Linux”, e o que é alucinante sobre a adição é que ela fornece uma solicitação de recurso arquivada pela primeira vez no rastreador de bugs da Mozilla há impressionantes 25 anos!
Os ícones da bandeja são um pouco antigos, mas permanecem úteis em sistemas que não lidam com aplicativos em segundo plano de maneira intuitiva ou familiar.
O Thunderbird para Windows tem um ícone/miniaplicativo na bandeja do sistema, mas o cliente de e-mail nunca teve um (que eu saiba) nunca teve um em sistemas Linux ou macOS.
Ao longo dos anos, os usuários do Linux contaram com uma infinidade de soluções alternativas, complementos do Thunderbird e aplicativos, scripts ou extensões de terceiros que aproveitam a API para obter um menu de bandeja funcional do Thunderbird (o Birdtray foi um que usei no passado).
Thunderbird 130 Beta inclui ícone de bandeja para Linux
Um esforço mais amplo dos desenvolvedores do Thunderbird visa melhorar a integração do cliente de e-mail em desktops Linux, adicionando um ícone na bandeja do sistema (especificação StatusNotifierItem) e aprimorando o suporte para notificações nativas1.
O primeiro Thunderbird 130 beta está disponível para download com um ícone de bandeja literal, mas não faz muito no momento. Esta é a primeira versão beta de cerca de 5/6 planejada, e o ícone da bandeja acabou de ser adicionado, por isso está longe de ser concluído, finalizado ou funcionalmente completo.
Minimize para a bandeja e algum tipo de indicador de ‘nova mensagem’ (além de notificações ou um emblema de dock no Ubuntu) está planejado. Espero que uma alternância de GUI para desativar o ícone seja introduzida para aplacar aqueles que não querem/precisam de um ícone de bandeja para o Thunderbird.
Eu também esperaria que o ícone literal da bandeja fosse refinado com o tempo. No Beta 1, é um ícone colorido (e parece superdimensionado no desktop Cinnamon do Linux Mint), mas a maioria das principais distribuições Linux e ambientes de desktop preferem ícones de bandeja simbólicos ou dessaturados.
Somente testes
Portanto, qualquer pessoa que planeje baixar a versão beta com base em um ícone de bandeja DEVE manter tudo isso em mente. A aparência e o comportamento desse recurso no Thunderbird 130 Beta 1 não é indicativa de como ele pode funcionar/parecer quando chegar em uma futura versão estável do ESR.
Além disso, lembre-se de que as versões beta de qualquer coisa em geral não são recomendadas para cargas de trabalho de missão crítica, conterão bugs, mostrarão arestas, oferecerão recursos incompletos, peculiaridades de desempenho e assim por diante – use-as com esse entendimento.