Há exatamente 30 anos, portanto, ainda no longínquo ano de 1992 que a Silicon Graphics (SGI) lançou o OpenGL para o mundo. Desta forma, o OpenGL faz 30 anos com uma cara moderna e cada vez mais usado e eficiente.
Embora o Vulkan tenha conquistado grande parte dos holofotes nos últimos anos, o OpenGL realmente deu o pontapé inicial para um padrão de API de gráficos do setor de vários fornecedores. O OpenGL continua em uso generalizado hoje e continua vendo novas extensões, otimizações para drivers OpenGL existentes, e não há escassez de software por aí ainda confiando no OpenGL.
OpenGL faz 30 anos
Para marcar a data, a Kronos divulgou o aniversário no Twitter.
Especialmente no segmento de estações de trabalho, o OpenGL provavelmente ainda estará em uso nos próximos anos. Com esforços como ANGLE e Zink, o suporte acelerado do OpenGL ainda estará disponível indefinidamente na execução do OpenGL em cima de outras APIs gráficas.
O OpenGL certamente avançou muito nos últimos 30 anos, agora suportando shaders SPIR-V, execução de driver mais eficiente, shaders de computação, várias formas de compactação de textura e muito mais. O OpenGL tem suas rugas, mas ainda parece muito bom aos 30 anos no espaço de software.
O Khronos Group é um consórcio aberto, sem fins lucrativos e dirigido por membros de mais de 150 empresas líderes do setor que criam padrões de interoperabilidade avançados e isentos de royalties para gráficos 3D, realidade aumentada e virtual, programação paralela, aceleração de visão e aprendizado de máquina. Os padrões Khronos incluem Vulkan®, Vulkan® SC, OpenGL®, OpenGL® ES, OpenGL® SC, WebGL™, SPIR-V™, OpenCL™, SYCL™, OpenVX™, NNEF™, OpenXR™, 3D Commerce™, ANARI™ e glTF™.
Os membros Khronos podem contribuir para o desenvolvimento de especificações Khronos, têm o poder de votar em vários estágios antes da implantação pública e podem acelerar a entrega de suas plataformas e aplicativos acelerados de ponta por meio de acesso antecipado a rascunhos de especificações e testes de conformidade.