OpenMoonRay 2.15.0.1 lançado: o renderizador da DreamWorks ganha suporte a NUMA, nova GUI e suite de regressão

Escrito por
Emanuel Negromonte
Emanuel Negromonte é Jornalista, Mestre em Tecnologia da Informação e atualmente cursa a segunda graduação em Engenharia de Software. Com 14 anos de experiência escrevendo sobre...

OpenMoonRay 2.15.0.1 lançado: o renderizador da DreamWorks ganha suporte a NUMA, nova GUI, suite de regressão e otimizações para renderização 3D.

A DreamWorks Animation anunciou o lançamento da versão 2.15.0.1 do OpenMoonRay, seu renderizador de produção de alto desempenho, agora disponível como código aberto. Este anúncio representa um avanço significativo para artistas 3D, desenvolvedores e estúdios que utilizam ferramentas de renderização sofisticadas em ambientes colaborativos e de código livre.

O OpenMoonRay é um renderizador fisicamente baseado desenvolvido para atender às exigências de grandes produções de animação da própria DreamWorks. Com a abertura de seu código-fonte, o projeto se tornou uma plataforma valiosa para experimentação, inovação e contribuições da comunidade de computação gráfica.

A nova versão 2.15.0.1 traz importantes novidades: um robusto regression suite (RATS) para assegurar a qualidade visual e de performance, suporte à arquitetura NUMA que melhora o desempenho em grandes farms de render, a nova interface gráfica rdla_gui para controle interativo em tempo real, além de diversas otimizações artísticas e técnicas que elevam ainda mais a capacidade do renderizador. Essas melhorias são estratégicas para fluxos de trabalho exigentes e refletem o amadurecimento do OpenMoonRay como solução profissional.

Inovações em desempenho e qualidade para OpenMoonRay 2.15.0.1

Novo regression suite (RATS): garantindo a qualidade da renderização

Uma das adições centrais desta versão é o novo Regression Suite (RATS), que introduz cerca de 400 testes automatizados para garantir consistência de imagem e desempenho.

O RATS gera imagens canônicas a partir de cenas de teste e verifica se novas versões do renderizador mantêm ou melhoram a qualidade esperada. Esse mecanismo é essencial para prevenir regressões visuais ou de performance e garantir que melhorias futuras não tragam efeitos colaterais indesejados.

Suporte à arquitetura NUMA: otimização para grandes farms de render

O OpenMoonRay 2.15.0.1 agora adiciona suporte completo à arquitetura NUMA (Non-Uniform Memory Access).

Para os não iniciados, NUMA é uma arquitetura comum em sistemas com múltiplos processadores, onde o tempo de acesso à memória depende da proximidade física entre CPU e RAM. Essa arquitetura é comum em servidores de alto desempenho e estações de trabalho avançadas.

Com os novos controles de afinidade de CPU e memória, o OpenMoonRay se adapta melhor a esse tipo de sistema, garantindo que os processadores acessem a memória mais próxima de forma preferencial. Isso reduz a latência, melhora o throughput e otimiza o uso de recursos, sendo um recurso altamente desejado em farms de renderização.

rdla_gui: controle em tempo real da renderização

A nova ferramenta rdla_gui é uma adição importante ao ecossistema do OpenMoonRay.

Esta interface gráfica (GUI) permite o controle em tempo real durante a renderização, criando uma visualização a partir de objetos e parâmetros definidos em arquivos .rdla. A GUI atualiza dinamicamente um arquivo delta (.rdla), permitindo ajustes precisos sem interromper o render.

Essa funcionalidade proporciona mais agilidade e flexibilidade para artistas e engenheiros, que podem visualizar modificações instantaneamente e acelerar a iteratividade criativa em seus projetos.

Aprimoramentos artísticos e técnicos na renderização

Novos lightsets e mapas

A versão 2.15.0.1 traz melhorias que oferecem mais controle artístico sobre a iluminação e os materiais:

  • Lightsets por lobe BSDF: agora é possível criar configurações específicas de luz baseadas nos lobes do Bidirectional Scattering Distribution Function.
  • Novo mapa TwoSidedMap: facilita o controle de materiais com lados diferenciados.
  • Rotação de ImageMap: imagens UDIM agora podem ser rotacionadas a partir do centro, dando mais liberdade na construção de materiais complexos.

Essas mudanças ampliam as possibilidades para a criação de efeitos de iluminação sofisticados, materiais realistas e maior controle visual sobre a cena.

Suporte a múltiplos BSSRDFs e hdMoonRay

O renderizador agora suporta múltiplos BSSRDFs (Bidirectional Surface Scattering Reflectance Distribution Functions) em um mesmo material.

Para quem não está familiarizado, BSSRDFs são modelos que descrevem como a luz penetra e se espalha dentro de objetos translúcidos, como pele, cera ou leite, criando efeitos de translucidez realistas.

Além disso, foram adicionadas funções e aprimoramentos para hdMoonray, a integração do renderizador com o framework Hydra/USD, fortalecendo a compatibilidade com o Universal Scene Description, padrão da indústria em pipelines de CG.

Correções de bugs e otimizações internas

Estabilidade e robustez

  • Corrigido crash ao fechar projetos grandes não salvos.
  • Resolvido problema com DwaColorCorrectMaterial e DwaSwitchMaterial.
  • Motion blur de aceleração em UsdGeometry foi corrigido.
  • Meshes não atribuídas não são mais submetidas pelo UsdGeometry.
  • Checkpointing baseado em sinal teve seu diretório temporário ajustado.

Otimizações e compatibilidade

  • Saída de arquivos para checkpointing foi otimizada.
  • Corrigido peso escalar em ToonBRDF.
  • OCIO agora é corretamente construído no moonray_gui.
  • Avaliação correta do atributo SwitchNormalMap.
  • Corrigido erro de link da biblioteca OIIO libtiff.
  • Ajustada discrepância de look em SSS random walk.
  • Corrigido use_default_color para imagens não-UDIM.
  • Build warning SHA1 resolvido no Rocky 9.4.
  • Plugins moonrayShaderDiscovery e moonrayShaderParser agora são instalados corretamente.
  • RectLights e PortalLights agora podem coexistir na mesma cena.

Contribuições da comunidade

Dois contribuidores merecem destaque:

  • James Horsley e Ryan Russell, que contribuíram com correções de includes, melhorias de mutexes e refinamentos de legibilidade de código, fortalecendo a base do projeto.

Conclusão: OpenMoonRay 2.15.0.1 – um renderizador de produção cada vez mais acessível

A versão 2.15.0.1 do OpenMoonRay é um testemunho do compromisso contínuo da DreamWorks Animation com a excelência em renderização 3D e com a comunidade de software livre. Com o suporte a NUMA, o novo RATS para garantir a qualidade, a interface rdla_gui para controle em tempo real e dezenas de aprimoramentos técnicos e artísticos, o OpenMoonRay se consolida como uma opção cada vez mais poderosa e acessível para pipelines de produção.

Essas melhorias fortalecem o potencial de inovação de artistas, estúdios e engenheiros, impulsionando a qualidade visual, o desempenho computacional e a eficiência do processo criativo em CG de alto nível.

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