openSUSE Leap 15.1 chega ao fim da vida útil

Claylson Martins
3 minutos de leitura

A distribuição openSUSE Leap 15.1 chega ao fim da vida útil e você deve atualizar imediatamente o sistema operacional para a versão 15.2. Lançado em maio de 2019, o openSUSE Leap 15.1 foi baseado nas fontes do SUSE Linux Enterprise (SLE) 15 Service Pack (SP) 1 e rodando com o kernel Linux 4.19 LTS.

Esta versão ofereceu muitas mudanças interessantes, como o uso do popular NetworkManager, um gerenciador de conexão de rede de código aberto por padrão para laptops e desktops. No entanto, enquanto isso, as instalações de servidor ainda usam o Wicked.

O openSUSE Leap 15.1 também introduziu muitos aprimoramentos excelentes no utilitário de instalação e configuração do YaST, migração mais fácil para o SUSE Linux Enterprise (SLE) e muito mais. Entretanto, os novos lançamentos do openSUSE Leap têm suporte de cerca de 18 meses. Por outro lado, não têm um modelo de lançamento contínuo. Assim, o openSUSE Leap 15.1 atingiu o fim da vida em 31 de janeiro de 2021.

openSUSE Leap 15.1 chega ao fim da vida útil

Portanto, se você ainda tiver um computador executando o openSUSE Leap 15.1, deve atualizá-lo imediatamente para a versão com suporte, o openSUSE Leap 15.2. Esta versão chegou em julho de 2020 com base no SUSE Linux Enterprise (SLE) 15 Service Pack (SP) 2. Possui a série de kernel Linux 5.3 mais recente.

O openSUSE Leap 15.2 pode ser baixado do site oficial para arquiteturas de 64 bits (x86_64), ARM (AArch64 e ARMv7) e PowerPC (ppc64le). Além disso, terá suporte até o final de dezembro de 2021. Já para atualizar seus sistemas, use as instruções fornecidas pelo Projeto openSUSE aqui.

Enquanto isso, o projeto openSUSE está trabalhando duro no próximo grande lançamento da série Leap 15, openSUSE Leap 15.3, que está atualmente em estágios alfa de desenvolvimento até meados de fevereiro, quando estará disponível para testes beta públicos. O openSUSE Leap 15.3 deverá chegar no início de julho de 2021. Ele terá como base as fontes do SUSE Linux Enterprise (SLE) 15 Service Pack (SP) 3.

9to5 Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.