openSUSE Leap Micro 5.3 RC disponível para teste

openSUSE Leap Micro 5.5 lançado para ambientes leves e contêineres
openSUSE Leap Micro 5.3 Beta lançado como sistema operacional leve e imutável

Na semana passada, o release candidate do openSUSE Leap Micro 5.3 foi anunciado para testes. O projeto Leap Micro é o sistema operacional Linux host moderno e leve do openSUSE destinado a uso de edge, incorporados e IoT.

Com o release candidate do openSUSE Leap Micro 5.3, o NetworkManager agora fornece a responsabilidade de configuração de rede padrão, um novo módulo SELinux para a interface administrativa da web do Cockpit é adicionado, um assistente de primeira inicialização foi adicionado para algumas opções básicas de pós-instalação, cópia do QEMU -write imagens estão agora disponíveis, e várias outras mudanças neste sistema operacional “ultra-confiável, leve e imutável”.

O lançamento tornou o NetworkManager a ferramenta de configuração de rede padrão; o autoyast garante isso. Os usuários devem estar cientes de que o firewalld só é instalado a partir do ISO se o firewall for ativado durante a instalação.

Um novo módulo SELinux para Cockpit fornece funcionalidades básicas para usuários solucionarem problemas de configurações.

Um assistente de primeira inicialização oferece aos usuários uma alternativa para definir uma senha via combustão/ignição, que permite formatar partições, configurar usuários e gravar arquivos regulares, unidades systemd e muito mais.

O RC apresenta imagens QEMU Copy On Write recém-geradas para o Leap Micro.

A versão é baseada no SUSE Linux Enterprise SUSE (SLE) Micro 5.3 e é construída sobre uma atualização do SLE 15 Service Pack 4.

Um problema conhecido herdado do SLE Micro 5.3 é um grupo ausente – rpc:rpc. Há também um erro no console ao inicializar com o SELinux habilitado.

openSUSE Leap Micro 5.3 RC disponível para teste

openSUSE Leap Micro 5.3 RC disponível para teste

No entanto, esse sistema operacional ultraconfiável, leve e imutável pode ser usado em ambientes de computação descentralizados, implantações de borda, incorporadas e IoT.

O sistema operacional do host possui administração e aplicação de patches automatizadas, portanto, a atualização automática oferece aos usuários um sistema inicializável persistente para seus contêineres e cargas de trabalho virtualizadas.

O OpenSUSE Leap Micro 5.3 é baseado nas mesmas fontes do SUSE Linux Enterprise Micro 5.3 e construído sobre o SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 4.

Downloads e mais detalhes sobre o openSUSE Leap Micro 5.3 RC via opensuse.org.