in

openSUSE Tumbleweed ARM adiciona suporte para Raspberry Pi 400 e Raspberry Pi 4 CM

Veja outras características importantes.

openSUSE Tumbleweed ARM adiciona suporte para Raspberry Pi 400 e Raspberry Pi 4 CM

A comunidade openSUSE lançou hoje uma nova versão do sistema operacional openSUSE Tumbleweed ARM e ele adiciona suporte para Raspberry Pi 400 e Raspberry Pi 4 CM. Como está no próprio nome da distribuição, esta é uma versão para dispositivos embarcados alimentados por um processador ARM.

São inúmeras as atualizações, embora este novo openSUSE Tumbleweed ARM possa parecer comum. Assim, a maior mudança é que agora ele suporta o kit de computador pessoal Raspberry Pi 400 da Raspberry Pi Foundation recentemente revelado. Na verdade, falamos da placa Raspberry Pi 4 de 4 GB disfarçada de teclado.

openSUSE Tumbleweed ARM adiciona suporte para Raspberry Pi 400 e Raspberry Pi 4 CM

openSUSE Tumbleweed ARM adiciona suporte para Raspberry Pi 400 e Raspberry Pi 4 CM

Além disso, o openSUSE Tumbleweed ARM agora também suporta o mais recente Raspberry Pi 4 Compute Module (CM). Esta é uma placa Raspberry Pi 4 em um formato compacto projetado especificamente para aplicativos profundamente integrados.

Por outro lado, graças à adição do mais recente e melhor kernel Linux 5.10 LTS Series e Mesa 20.3 Graphics Stack Series, o openSUSE Tumbleweed ARM agora suporta GPUs Mali Bifrost, incluindo G72, G31 e G52, através do driver gráfico Panfrost da Collabora.

Para placas Raspberry Pi normais, o firmware raspberrypi foi atualizado para a versão 2020.12.15. Do mesmo modo, esta versão melhora a renderização em computadores Raspberry Pi 3 ao usar o driver de vídeo proprietário. Então, a maioria dos principais componentes e aplicativos incluídos no sistema operacional openSUSE Tumbleweed ARM f possuem as versões mais recentes para fornecer a você uma experiência muito aprimorada e desempenho de alto nível.

A porta ARM do openSUSE Tumbleweed atualmente tem como alvo as plataformas AArch64 (ARM 64 bits/ARMv8), ARMv7l/ARMv7hl e ARMv6l/ARMv6hl. Além do Raspberry Pi, também é compatível com BananaPi, Cubie Board, CuBox, Orange Pi Zero, PINE64, Samsung Chromebook, BeagleBone, Cubietruck, BeagleBoard e muitos outros dispositivos.

Você pode baixar o instantâneo mais recente do openSUSE Tumbleweed ARM para o seu dispositivo favorito e com o ambiente de área de trabalho de sua escolha (Xfce, JeOS, Enlightenment E20, KDE Plasma ou LXQt) agora mesmo do site oficial.

9to5 Linux

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

qualcomm-adquire-a-startup-de-chips-nuvia

Qualcomm adquire a startup de chips NUVIA

como-instalar-o-tbinge-um-rastreador-de-filmes-e-programas-de-tv-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Como instalar o Tbinge, um rastreador de filmes e programas de TV, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian