openSUSE Tumbleweed lança primeira versão experimental do D-Installer

D-Installer do openSUSE adiciona LVM e configuração de criptografia de disco completo
openSUSE Tumbleweed lança primeira versão experimental do D-Installer

No início deste ano saiu uma informação dando conta de que a distribuição (open)SUSE desenvolvendo “D-Installer” como um novo instalador de distribuição baseado na web. O D-Installer deve complementar os front-ends do instalador Qt/CLI existente do YaST e abriria o suporte à interface do usuário da Web, uma interface do usuário melhor e uma integração aprimorada por meio do serviço de instalação do D-Bus. A primeira versão pública do openSUSE com este novo instalador já está disponível para teste.

Existe agora o primeiro lançamento público do D-Installer com uma instalação do openSUSE Tumbleweed adaptada para este novo caminho de código. Por enquanto, isso ainda está sendo tratado como experimental. O D-Installer ainda está focado em fornecer um serviço de sistema, uma interface D-Bus e uma interface de usuário da web. O D-Installer continua aproveitando as bibliotecas do YaST. A interface do usuário da web é construída como um aplicativo React com PatternFly.

É com prazer que anunciamos a disponibilidade da primeira imagem de instalação baseada no D-Installer. 

Desde nosso anúncio inicial em janeiro, estamos trabalhando para passar de uma prova de conceito que não funciona para algo que você possa realmente usar.

openSUSE Tumbleweed lança primeira versão experimental do D-Installer

openSUSE Tumbleweed lança primeira versão experimental do D-Installer. SUSE, uma visão atual da nova área de resumo de instalação do D-Installer.

O trabalho ainda está sendo realizado particularmente focado em relatórios de erros aprimorados, melhor manuseio de software e outros trabalhos de interface do usuário. Atualmente, o SUSE/openSUSE não planeja trazer o particionador para a interface da web, mas oferecerá suporte a todas as opções de particionamento guiado.

O D-Installer pode instalar o openSUSE Tumbleweed em cenários simples. Mas, por favor, tenha em mente que ainda é um projeto experimental, então é melhor usar uma máquina virtual se você decidir experimentá-lo. Afinal, não queremos ser responsáveis por qualquer perda de dados.

Você pode pegar um Live ISO do OBS. Atualizamos esta imagem com a maior frequência possível para incluir as alterações mais recentes do D-Installer para fins de teste. 

Uma vez que o ISO inicializar, faça login no instalador usando “root” como usuário e “linux” como senha e você deverá ver a página “Resumo da Instalação”.

O seletor de idioma permite definir o idioma no sistema instalado. Leve em consideração que, neste momento, a interface do usuário ainda não está localizada, portanto, não afeta o próprio instalador. Além disso, gostaríamos de adicionar suporte para alterar o layout do teclado no futuro.

Para baixar a imagem experimental baseada no D-Installer ou para saber mais sobre esse esforço para a nova tecnologia de instalação, visite yast.opensuse.org.

Via Phoronix