Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

17/04/2021 às 11:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

OpenSUSE Tumbleweed oferece GNOME 40

OpenSUSE Tumbleweed oferece GNOME 40

A distribuição gratuita e rolling release openSUSE passou a oferecer o ambiente de desktop GNOME 40 aos seus usuários. Isso ocorre apesar do openSUSE e SUSE serem sistemas conhecidos por sua maior familiaridade com a área de trabalho KDE. Sendo assim, as atualizações do openSUSE Tumbleweed desta semana disponibilizaram o GNOME 40 nesta distribuição de lançamento contínuo.

O ambiente de desktop GNOME 40 foi lançado perto do final de março com muitas grandes melhorias do GNOME Shell e com aprimoramentos contínuos do Wayland, configuração do modo atômico, manipulação de entrada sendo feita em uma thread separada, adoção inicial em torno do kit de ferramentas GTK4 e muitos outros trabalhos.

OpenSUSE Tumbleweed oferece GNOME 40

OpenSUSE Tumbleweed oferece GNOME 40

Para aqueles que desejam fazer uso do GNOME 40, o lançamento deste mês do Fedora Workstation 34 fará uso dele por padrão – continuando com a sessão do Wayland, é claro. As distribuições de lançamento também começaram seu pacote GNOME 40 com o openSUSE Tumbleweed sendo agora uma das principais distribuições que oferecem esta opção de desktop.

As atualizações do openSUSE Tumbleweed desta semana lançaram o GNOME 40. No entanto, se você prefere o KDE, esta semana os desenvolvedores do openSUSE também lançaram o Plasma 5.21.4 e o KDE Frameworks 5.81 como os mais recentes nessa frente.

A Tumbleweed também está aproveitando o kernel Linux 5.11 mais recente, Audacity 3.0, xf86-input-libinput 1.0, o FWUPD mais recente e muitas outras atualizações.

O comunicado

A atualização do GNOME 40 trouxe algumas mudanças significativas para o ambiente de desktop. Novas mudanças visuais com cantos arredondados e gestos como deslizar com três dedos para mover entre os espaços de trabalho estavam entre as melhorias no lançamento. O inicializador de aplicativos é mais personalizável e mais intuitivo de navegar com o mouse.

Uma atualização de versão principal do audacity 3.0.0 chegou no instantâneo 20210408. O formato para salvar projetos do Audacity foi alterado e um novo analisador chamado Label Sounds pode rotular sons e silêncios para um uso mais eficaz do aplicativo. 

Do mesmo modo, CVEs foram atualizados no curl 7.76.0; a ferramenta de linha de comando remove as credenciais do campo do cabeçalho do referenciador automático e adiciona suporte para ler e armazenar o cabeçalho do referenciador. Uma atualização do systemd 246.13 teve algumas mudanças para lidar com pacotes grandes de forma mais agradável e o rubygem-rubocop 1.12.1 teve uma quantidade enorme de correções desde a versão 1.8.1.

Outro pacote que recebeu uma grande quantidade de atualizações foi o vim8.2.2725; houve correções para um vazamento de memória durante a compilação e uma correção para travamentos com o terminal quando redimensionado. 

O pacote xf86-input-libinput mudou da versão 0.30.0 para 1.0.0 e sua maior mudança foi a mudança para uma Licença MIT. Outros pacotes atualizados no instantâneo foram bind 9.16.12, fwupd 1.5.8 e openssl 1.1.1k, que corrigiu CVE-2021-3450 que tinha um problema com a verificação de uma cadeia de certificados ao usar um determinado sinalizador.

Mais informações sobre a chegada do GNOME 40 ao openSUSE Tumbleweed e as outras atualizações mais recentes podem ser encontradas emopenSUSE.org.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.