in

Fedora 34 beta lançado oficialmente

Versão final prevista para dia 27 de abril.

Fedora 34 beta lançado oficialmente

O Projeto Fedora anunciou oficialmente hoje o lançamento da versão beta do próximo sistema operacional Fedora Linux 34. Na verdade, como mostramos aqui, isso ocorreu desde a semana passada. Como sem falta e sem atrasos, eles informaram que hoje, dia 23, a distribuição estaria disponível de forma oficial em sua versão beta. Assim, toda a comunidade pode dar uma olhada nos principais novos recursos e melhorias.

- Anúncios -

O desenvolvimento no Fedora Linux 34 começou em agosto de 2021, e agora a comunidade Fedora Linux pode fazer um teste do próximo lançamento baixando a versão beta, que está disponível nos sabores usuais com GNOME, KDE Plasma, Xfce, LXQt, LXDE, Cinnamon, MATE e desktops SoaS e, mais recentemente, o gerenciador de janelas i3.

Desenvolvido pelo kernel Linux 5.11, o Fedora Linux 34 Beta vem com duas grandes mudanças internas. A primeira é a ativação da compactação transparente para o sistema de arquivos Btrfs, um recurso projetado para aumentar significativamente a vida útil das unidades SSD e também fornecer mais espaço em disco e melhor desempenho ao trabalhar com arquivos grandes.

Essa compactação será essencial para aumentar o desempenho de leitura e gravação de arquivos maiores, com o potencial de adicionar eficiência de tempo significativa aos fluxos de trabalho. Com uma base para melhorias futuras, pretendemos continuar adicionando a esses recursos em versões futuras, disse o Projeto Fedora.

Fedora 34 beta lançado oficialmente

Fedora 34 beta lançado oficialmente

A segunda grande novidade é a substituição do sistema de som PulseAudio pelo mecanismo de processamento multimídia PipeWire para lidar com streams de áudio. Então, ele promete melhorar o áudio Bluetooth, oferecer melhor suporte de áudio para aplicativos Flatpak e fornecer recursos de áudio de baixa latência para usuários profissionais de áudio.

Além disso, o Fedora Linux 34 Beta permite suporte para touchpads háptics, atualizações incrementais de aplicativos Flatpak , melhor integração Flathub para aplicativos Flatpak e apresenta um conjunto coerente de atualizações de aplicativos empacotados, otimizando novas versões e permitindo aos usuários reverter para versões anteriores.

Fedora Linux 34 Workstation, a edição carro-chefe do Fedora Linux, também apresenta o próximo ambiente de área de trabalho GNOME 40 por padrão. Assim, ele vem com uma Visão Geral das Atividades redesenhada para uma experiência de usuário mais moderna e melhor com suporte a vários monitores aprimorado e uma área de trabalho mais coerente com a interface.

Principal mudança

A maior mudança que os usuários notarão em comparação com as versões anteriores do Fedora Linux é o fato de que a interface de usuário do GNOME Shell iniciará no modo de visão geral após o login. Devido a essa mudança, o aplicativo GNOME Welcome Tour foi adaptado ao novo design para uma aparência integrada e coesa.

Por outro lado, o Fedora Linux 34 Beta também vem com aplicativos atualizados e componentes principais baseados nas melhores e mais recentes tecnologias GNU/Linux disponíveis no mercado. O lançamento final do Fedora Linux 34 está programado para chegar no próximo mês, em 27 de abril de 2021.

Para baixar o Fedora 34 beta e/ou seus spins, clique aqui.

9to5 Linux

qualcomm-snapdragon-860-sucessor-do-snapdragon-855

Qualcomm Snapdragon 860: sucessor do Snapdragon 855

vivo-x60-pro-5g-global-sera-lancado-em-breve

Vivo X60 Pro 5G Global será lançado em breve