in

OpenSUSE Tumbleweed pode ter pacotes de microarquitetura para melhorar desempenho

OpenSUSE Tumbleweed tem semana movimentada com uma reconstrução completa e pacotes mais recentes do KDE

Um dos muitos recursos excelentes do SUSE é o programa quase anual em que seus desenvolvedores podem se concentrar por uma semana em qualquer novo desenvolvimento de código aberto que desejarem. A Semana de Hack SUSE levou a muitas inovações e melhorias excelentes desde que começou em meados dos anos 2000. Então, para a Semana de Hack no final deste mês, há um projeto que deve fazer a alegria de muita gente. O OpenSUSE Tumbleweed pode ter pacotes de microarquitetura para melhorar desempenho.

- Anúncios -

Proposto antes do evento SUSE Hack Week 20 deste ano, que acontece na última semana de março, está apoiando glibc-hwcaps e fornecendo suporte de geração de pacote de microarquitetura para openSUSE Tumbleweed e posteriormente para SLE/Leap.

O esforço consiste basicamente em usar a nova capacidade HWCAPS do Glibc 2.33 para carregar dinamicamente versões otimizadas de bibliotecas com base na CPU que está sendo executada. Enquanto Glibc-HWCAPS suporta múltiplas arquiteturas, indiscutivelmente mais empolgantes e relevantes são os níveis de recursos da microarquitetura x86-64 sendo suportados. Isso torna mais fácil para o Linux carregar automaticamente bibliotecas mais otimizadas para CPUs modernas.

OpenSUSE Tumbleweed pode ter pacotes de microarquitetura para melhorar desempenho

OpenSUSE Tumbleweed pode ter pacotes de microarquitetura para melhorar desempenho

O Glibc 2.33 foi lançado com a infraestrutura instalada. Além disso, o próximo GCC 11 tem os alvos de nível de recurso da microarquitetura x86-64, entre outros trabalhos de infraestrutura que aconteceram no ano passado. No entanto, agora precisamos que as distribuições do Linux realmente façam uso dele. E é aí que o SUSE Hack Week pode apresentar algum progresso no front do openSUSE.

Antonio Larrosa, da SUSE, está planejando experimentar os novos recursos e, inicialmente, investigar um punhado de bibliotecas que se beneficiariam com a funcionalidade HWCAPS. Isso atenderia ao processo de construção do openSUSE/SUSE e estabeleceria macros RPM e documentação para ajudar a orientar empacotadores na criação de pacotes de microarquitetura.

O plano atual seria girar os diferentes pacotes de microarquitetura em pacotes separados. Então, eles podem ser instalados pelo usuário para complementar o pacote genérico se eles desejam buscar os pacotes otimizados em nome de maior desempenho.

Os planos iniciais sobre issoestão no seguinte link: hackweek.suse.com. Com isso, o openSUSE Tumbleweed poderia ser uma das primeiras grandes distribuições do Linux a oferecer pacotes de microarquitetura x86-64 otimizados para fazer melhor uso dos processadores AMD e Intel atuais.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Pesquisadores descobrem falhas na Intel CPU Ring Interconnects

Pesquisadores descobrem falhas na Intel CPU Ring Interconnects

Por que o rover Perseverance da NASA é movido por uma CPU de 23 anos?

Por que o rover Perseverance da NASA é movido por uma CPU de 23 anos?