in

Conheça a quarta microarquitetura Xe da Intel para jogadores entusiastas

De acordo com a Intel, ela virá com suporte para ray tracing.

Conheça a quarta microarquitetura Xe da Intel para jogadores entusiastas
Imagem: Intel.

Durante sua apresentação Architecture Day na quinta-feira, a fabricante de chips Intel revelou uma quarta microarquitetura na família de gráficos Xe que foi construída especificamente para jogadores experientes. Infelizmente, teremos que esperar até o próximo ano para ver como ela se compara às ofertas da AMD e da Nvidia.

A microarquitetura Xe HPG (em desenvolvimento desde 2018) potencializa os melhores aspectos dos três projetos já em andamento: a eficiência gráfica do Xe LP, a escalabilidade do Xe HP e a eficiência de computação do Xe HPE. Como resultado, cria uma otimização específica para jogadores entusiastas.

Microarquitetura Xe da Intel para jogadores entusiastas

De acordo com a Intel, ela virá com vários novos recursos gráficos, incluindo suporte para ray tracing. Além disso, incluirá um subsistema de memória baseado em GDDR6, reduzindo o custo geral.

Conheça a quarta microarquitetura Xe da Intel para jogadores entusiastas
Durante sua apresentação Architecture Day na quinta-feira, a fabricante de chips Intel revelou uma quarta microarquitetura na família de gráficos Xe que foi construída especificamente para jogadores experientes. Imagem: Intel.

Raja Koduri, arquiteto chefe de GPU da Intel, brincou que ainda tem as cicatrizes nas costas por tentar trazer subsistemas de memória caros como HBM para jogos (um golpe sutil em seu antigo empregador, a AMD).

Além disso, a Intel removerá o suporte a FP64 (ponto flutuante de 64 bits) no Xe HPG ou, pelo menos, redimensionará. Os tensor cores também poderiam entrar em ação, o que daria à Intel mais espaço para recursos específicos para jogos.

A chave para desenvolver o Xe HPG em paralelo com suas outras tarefas foi alavancar o IP do ecossistema externo de fundição. Isso significa que o Xe HPG não retardará outros projetos, dependendo de seu nó de processo SuperFin de 10 nm limitado. Os primeiros exemplos de Xe HPG já estão sendo testados nos laboratórios da Intel, com planos de entrega aos jogadores em 2021.

Fonte: Tech Spot

CPU de desktop Kunpeng de 24 núcleos da Huawei é mais rápida do que o Core i9-9900K da Intel?

Intel investiga vazamento online de 20 GB de documentos internos

Intel anuncia reorganização interna

Intel finalmente revelou o Core i9-10850K