A conectividade 5G já existe há alguns anos, com várias redes ficando online em 2019 e 2020. O padrão de celular da nova geração prometia velocidades muito mais rápidas, mas no mundo real, parece que as coisas não são bem assim e podem decepcionar alguns usuários. Agora, uma ação legal foi tomada contra esses resultados. Operadoras coreanas estão sendo processadas por causa do decepcionante serviço 5G.
O Yonhap News da Coréia informa que cerca de 520 pessoas entraram com um processo conjunto contra as três principais redes de celular do país, a SK Telecom, a KT e a LG UPlus. O processo alega que as três redes ofereceram serviços 5G “incompletos” que resultaram em má qualidade da rede. Por lá, parece que os usuários cansaram da não entrega de alta velocidade, por exemplo.
“A ação busca indenização (das operadoras) pelo não cumprimento de suas obrigações”, disse Kim Jin-wook, advogado do escritório de advocacia Joowon, ao jornal. “Pretendemos abrir novas ações judiciais em etapas com mais usuários”, completou.
As redes inicialmente anunciaram velocidades de downlink 5G teóricas que eram 20 vezes mais rápidas do que a conectividade 4G LTE, mas a Yonhap citou um relatório do governo que descobriu que o 5G era na verdade quatro vezes mais rápido do que 4G LTE. Claro, é importante notar que é virtualmente impossível atingir velocidades teóricas de download em uma rede 5G do mundo real devido a outros usuários, fatores ambientais e muito mais.
O estado de 5G na Coreia: Métricas não apontam motivo para as operadoras serem processadas
O Android Authority lembra que esta notícia também chega pouco depois de a empresa de análise móvel RootMetrics elogiar a cobertura e as velocidades da rede 5G da Coreia do Sul. A empresa divulgou um relatório na semana passada que declarou que a Coreia do Sul estava “liderando a corrida 5G global”. Confira as imagens abaixo para uma ideia melhor de como o mercado se saiu.
RootMetrics afirmou que todas as três principais operadoras atingiram velocidades médias de download de mais de 430 Mbps (até 664 Mbps para LG UPlus) em quatro cidades. Ele também observou que a Coreia do Sul estava liderando em termos de acesso 5G, com 95,2% dos usuários de Seul tendo acesso. No entanto, é compreensível que os consumidores coreanos fiquem chateados se as redes realmente prometerem demais em cobertura e velocidades.
Pelo visto os usuários não estão tão satisfeitos com as métricas assim. Mais de 500 usuários já entraram com ações legais e, talvez, esse número cresça, principalmente depois de saberem dessa ação já em curso. Esperamos que, no final, tudo dê certo, principalmente a entrega de um excelente serviço